Pular para o conteúdo

Notícias

Alunos e servidores podem responder à pesquisa de autoavaliação do IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 16 nov 2022 14:30 Data de Atualização: 25 nov 2022 20:51

Foi prorrogado até 25 de novembro o prazo para alunos e servidores participarem da pesquisa de autoavaliação institucional 2022 respondendo ao questionário disponível na página da Comissão Própria de Avaliação (CPA). A autoavaliação institucional é realizada anualmente e consiste em um processo orientado para o desenvolvimento do IFSC. O relatório de autoavaliação elaborado pela CPA a partir das respostas da comunidade acadêmica é um dos documentos norteadores do Plano Anual de Trabalho (PAT) da instituição.

Clique aqui para participar da autoavaliação 

Podem participar da pesquisa estudantes de todos os cursos do IFSC e todos os integrantes do quadro de servidores docentes e técnico-administrativos da instituição, incluindo professores substitutos, servidores cedidos por outra instituição e servidores afastados para capacitação. As respostas são anônimas.

“A pesquisa de autoavaliação é importante porque os dados e informações coletados, após serem sistematizados e analisados, fornecem à comunidade interna e externa um panorama das percepções dos estudantes e servidores do IFSC quanto à qualidade de nossos serviços, processos, políticas e infraestrutura, bem como resultam em recomendações  que subsidiam o planejamento de ações e projetos aos gestores de câmpus e Reitoria”, destaca a presidente da CPA, Cristiele Aparecida Petri. A administradora ressalta que as recomendações podem resultar em melhorias nos processos e na infraestrutura da instituição, o que só traz benefícios para alunos, servidores e comunidade de forma geral. Além disso, a autoavaliação é um instrumento indispensável para os processos de avaliação externa da instituição e reconhecimento de cursos de graduação, de acordo com o disposto na Lei nº 10.861/ 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Entenda melhor como funciona a autoavaliação institucional e o trabalho da CPA

No ano passado, a autoavaliação institucional foi de caráter excepcional e adaptada às condições do momento em função da pandemia de Covid-19. A pesquisa foi realizada com o objetivo de registrar a percepção da comunidade interna do IFSC quanto ao desenvolvimento das atividades realizadas pela instituição durante o ano letivo de 2020, no contexto das atividades não presenciais e do trabalho remoto. “Este ano, retomamos o formato dos questionários anteriores e, de modo a permitir comparabilidade ao período pré-pandemia de Covid-19, escolheu-se itens de avaliação - em termos de quantidade, temática e redação - muito semelhantes aos utilizados pela CPA nas pesquisas de 2018 (somente estudantes) e 2019 (somente servidores)”, explica Cristiele.

INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod03

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.