Câmpus Tubarão sedia ação nacional de combate à violência contra a mulher

EVENTOS Data de Publicação: 16 nov 2022 17:28 Data de Atualização: 16 nov 2022 18:32

O Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vai ser o responsável pela execução, em Santa Catarina, da ação nacional 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O evento, organizado pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, será realizado nas 27 unidades da federação em dezembro. No estado, a ação acontecerá no dia 8/12, a partir das 19h, no Parque Ambiental Diamante + Energia, em Capivari de Baixo, com a presença da ministra Cristiane Britto.

A ação no Parque Ambiental em Capivari de Baixo contará com uma roda de conversa com mulheres da região, apresentações culturais e demais atividades envolvendo temas como empreendedorismo feminino, combate à violência contra a mulher, saúde da mulher e a importância da educação para o desenvolvimento econômico e social das famílias.

Para falar dos temas, foram convidadas a empresária Eliane Fernandes, que tem uma trajetória no estímulo ao empreendedorismo feminino na região, a professora do IFSC, Gabriela Tiscoski, que também faz parte do núcleo de mulheres empreendedoras da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), a delegada Carolini de Bona Portão, a ginecologista Graziela Porto e a representante da feira criativa Criarte, Izabelle Zabot, em conversa que será mediada pela comunicadora Sibéle Garcia.

Também participarão da atividade a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Ana Muñoz dos Reis, e a diretora do Departamento de Políticas de Autonomia Econômica e Relações Sociais das Mulheres, Fernanda Marsaro dos Santos. Vereadoras mulheres da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) também participam da mobilização para o evento.

Além das palestras, as mulheres terão atividades diversas que acontecerão antes e depois do evento principal. Instituições como o Senac de Tubarão, a Associação Tubaronense de Letras e cooperativas de artesanato tocadas por mulheres disponibilizarão serviços e apresentarão seus trabalhos. Também será encenada uma peça teatral sobre a pintora modernista Tarsila do Amaral, pela oficina de teatro que acontece no parque ambiental.

A ação

A campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres foi criada em 1991 com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. O Ministério da Mulher realizará ações em todos os estados da federação. Em Santa Catarina, o IFSC Tubarão foi escolhido para organizar a atividade, que será realizada em Capivari de Baixo.

O IFSC foi escolhido como responsável pela execução da ação em razão do protagonismo na execução de um outro projeto em 2022: o Qualifica Mulher. Com recursos do Ministério da Mulher e executado pelos câmpus Tubarão e Criciúma do IFSC, o projeto “Autonomia social e econômica: gerando renda e valorizando o trabalho feminino” ofertou cursos de capacitação profissional a mais de 400 mulheres selecionadas pelas secretarias de Assistência Social em 11 municípios das duas regiões.

21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Dia 8 de dezembro de 2022, às 19h
Teatro do Parque Diamante + Energia (Gen. Osvaldo Pinto da Veiga, 1, Capivari de Baixo)

CÂMPUS TUBARÃO INSTITUCIONAL EVENTOS