Alunos participam de aula prática de instalação de geradores fotovoltaicos

ENSINO Data de Publicação: 08 dez 2022 10:33 Data de Atualização: 09 dez 2022 20:33

Os estudantes do curso de Formação Inicial e Continuada de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis do Câmpus São Lourenço do Oeste participaram de uma aula prática de instalação de geradores fotovoltaicos. A aula foi realizada no dia 3 de dezembro no Câmpus e consistiu na instalação de geradores fotovoltaicos para fins didáticos.

A instalação foi conduzida pelos professores Carlos Filipe Gonçalves dos Santos, do Câmpus de Chapecó, e Luiz Alberto Vicari, do Câmpus São Lourenço do Oeste. O objetivo é mostrar aos alunos quais são os componentes do sistema, como são fixados e como a estrutura funciona para geração de energia elétrica a partir da luz solar. O professor Filipe explica que a princípio os geradores têm função apenas didática e por isso não estarão em atividade: “Como o curso visa capacitar futuros instaladores de sistemas fotovoltaicos, a realização da prática é fundamental. Por isso, instalamos quatro módulos de 450 watts cada um, montados sobre uma estrutura que imita um telhado de fibrocimento, construído para fins didáticos”.

Para a estudante Simone Confortin Bottin, a aula foi a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido na teoria. “Enquanto você estuda o teórico sobre as energias renováveis, você tem uma noção de como é. Agora, montar os módulos fotovoltaicos, cada peça, desde a estrutura até a ligação da fiação é emocionante. E ver que você fez certo e está realmente gerando energia vinda do sol é algo inexplicável”, conta Simone.

Os materiais utilizados foram adquiridos a partir de recursos do Projeto Energif, que contemplou também outros Câmpus do IFSC, e de uma capacitação ministrada pelo Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina – FOTOVOLTAICA-UFSC. Segundo o professor Filipe, outros câmpus como o de Chapecó também poderão receber os geradores didáticos no futuro.

O curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis foi oferecido no Câmpus São Lourenço do Oeste com duração de 17 semanas e carga horária de 200 horas. Se você ficou interessado em fazer o curso fique atento aos editais abertos e períodos de inscrição.

ENSINO CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS