Guia dos Bares de Coquetéis de Floripa traz receitas e dicas de forma interativa

EXTENSÃO Data de Publicação: 13 dez 2022 14:26 Data de Atualização: 13 dez 2022 14:51

Resultado de projeto de Extensão do Câmpus Florianópolis – Continente, o “Guia de Bares e Coquetéis de Floripa” traz receitas, dicas e curiosidades de 18 bares de Florianópolis, de forma interativa.

O lançamento do Guia aconteceu na segunda-feira (12), no Laboratório Restaurante do câmpus, com a presença de proprietários de bares retratados no Guia e do trade turístico de Florianópolis.

O projeto foi coordenado pela professora de Restaurante e Bar do Câmpus Florianópolis – Continente Flavia Baratieri Losso, com a participação da professora de Confeitaria e Panificação Mariana Martelli e o professor de Bebidas Wilton Cordeiro.

Alunos dos cursos técnico em Restaurante e Bar e superior em Gastronomia também participaram da elaboração do Guia, entre eles o estudante de Gastronomia e fotógrafo Ed Andrade, responsável pelas fotografias e projeto gráfico do guia interativo, e o estudante de Restaurante e Bar Jonas Luiz, que pesquisou e organizou a lista de bares de coquetéis de Florianópolis.

Os 18 bares participantes do Guia são das regiões do Campeche, Rio Tavares, Santa Mônica, Norte da Ilha, Centro e Coqueiros e foram selecionados por meio das mídias sociais. Um formulário foi enviado aos pré-selecionados e depois foram analisados critérios para que fossem incluídos no Guia, como número de drinks autorais. Após os bares foram visitados e os drinks fotografados.

Segundo a professora Flavia, o objetivo da publicação é “estreitar os laços com o mercado de coquetelaria e valorizar a criação autoral, com receitas mais contemporâneas”. O Guia valoriza as receitas autorais, produção artesanal de insumos, o uso de bebidas de marcas locais e frutas nativas do bioma catarinense e outras regiões do Brasil, como o Cerrado e o Norte.

Troca de experiências com o setor

O evento realizado na segunda-feira teve a participação dos estudantes e professores dos cursos técnicos em Restaurante e Bar e em Panificação e do superior em Gastronomia, que prepararam um coquetel para os participantes.

O proprietário do bar Tarsila, Vinícius Laurentino, foi um dos empresários do setor presentes no evento. Ele já ministrou aulas no IFSC há três anos e considera importante a aproximação do Instituto com o mercado de trabalho. “Eu acho que os institutos e universidades não devem estar alheios ao mercado e eu vejo que o núcleo de Gastronomia que IFSC tem é bastante engajado”, afirma.

Segundo Laurentino, houve um grande desenvolvimento no setor de bares de coquetéis nos últimos cinco anos em Florianópolis, exigindo maior demanda por profissionais na área. Elogia os profissionais formados nos cursos do IFSC com conhecimento na área e sugere que seja ofertado curso específico em coquetelaria.

O estudante do curso técnico em Restaurante e Bar, Jonas Luiz, também participou do projeto. Para ele, “foi interessante estar em contato com essas pessoas, fazer esse movimento acontecer”. Atualmente, ele trabalha como freelancer, enquanto busca uma oportunidade para atuar na área.

-> Acesse o PDF interativo do Guia dos Bares de Coquetéis de Floripa

-> Acesse o Instagram do projeto