Primeiras formandas defendem trabalho final na graduação em Design de Moda

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 16 dez 2022 19:35 Data de Atualização: 19 dez 2022 12:40

Ana Caroline Jordão Ruiz Castilho, Brenda Kiatkowski, Cristiane Mader e Tainara Ribeiro Novack. Esses são os nomes das quatro primeiras estudantes a concluírem, no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, a graduação em Design de Moda, que passou a ser oferecida em 2019 e atualmente conta com 138 alunos ativos. As quatro novas designers defenderam seus trabalhos de conclusão de curso (TCC) no dia 12 de dezembro e representam, também, o novo tipo de formação em moda oferecido pelo IFSC na região.

Após muitos anos de oferta de cursos profissionalizantes de nível técnico na área de moda – primeiro com o técnico em Moda e Estilismo e, posteriormente, com o técnico em Produção e Design de Moda, ambos já extintos –, o curso superior de tecnologia (CST) foi implantado para atender a uma mudança no perfil profissional demandado pelo mercado. “Além disso, com essa graduação passamos a receber estudantes de diversos estados do país, por meio do ingresso via Sisu [Sistema de Seleção Unificada]”, destaca a coordenadora do curso, Ariela Porto.

Para a coordenadora, o grupo de alunas que chegou até o final do curso nesta primeira turma teve um desempenho extraordinário. “Elas superaram todas as expectativas e seguiram em frente, não importava o obstáculo. O objetivo delas sempre foi muito claro e a dedicação foi total. Para os estudantes que estão no caminho ou ainda iniciando suas trajetórias, é importante lembrar que é necessária muita dedicação para obter sucesso e que nós, servidores do IFSC, estaremos sempre aqui para os apoiar durante a caminhada”, afirma Ariela.

Uma das formandas, Ana Caroline Jordão Ruiz Castilho, tem 28 anos. Vinda de São Paulo, ela decidiu fazer a graduação em Design de Moda devido à afinidade com a área. “Escolhi o curso porque minha mãe é costureira e eu gostava muito de design, então eu sabia que queria fazer algo assim. Pude aproveitar muitas oportunidades que a faculdade nos ofereceu e sempre fui muito acolhida aqui, tanto pelos amigos quanto pela instituição”, lembra Ana.

Apesar de ainda não atuar na área de moda, a formanda planeja conseguir uma oportunidade assim que retornar à capital paulista. “Agora vou pra São Paulo e quero usar o que aprendi na faculdade para conseguir um emprego mais interessante. Mas, neste momento, só tenho a agradecer. E quem sabe retornar um dia ao IFSC, pois gosto muito da instituição”, conta a nova designer de moda.

Dos 40 estudantes que ingressaram no semestre 2019/2 no curso superior de tecnologia em Design de Moda, 21 ainda estão ativos no curso. Dos ativos, quatro defenderam o TCC neste mês e uma tem previsão de realizar sua defesa em fevereiro de 2023. Dessa forma, a primeira turma terá cinco alunas na colação de grau prevista para ocorrer em fevereiro do ano que vem.

Implantação na pandemia

Como o curso iniciou no segundo semestre de 2019, a maior parte do processo de implantação ocorreu durante a pandemia. Um dos agravantes neste cenário era o caráter prático de grande parte das aulas. “Se para os demais cursos a pandemia já foi um desafio, imagina para nós que estávamos começando o curso? A segunda turma tinha acabado de ingressar quando as aulas presenciais foram suspensas. E como as unidades curriculares são extremamente práticas, os desafios de trabalhar a distância foram imensos para nós servidores e mais ainda para os estudantes”, relembra a coordenadora da graduação.

Segundo Ariela, porém, ainda há ajustes a serem feitos para beneficiar ainda mais os estudantes. “Com certeza a primeira turma vai nos mostrando muitas coisas que podemos melhorar e essa turma sempre foi muito parceira. Atualmente o NDE [Núcleo Docente Estruturante] e um grupo de trabalho estão elaborando uma proposta de reformulação do curso, já pensando em algumas melhorias”, aponta.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO ENSINO NEWS