Reitor busca novas parcerias para o IFSC em visita a Portugal

INTERNACIONAL Data de Publicação: 16 jan 2023 16:56 Data de Atualização: 16 jan 2023 17:04

O reitor do IFSC Maurício Gariba Júnior esteve de 3 a 13 de janeiro em Portugal, visitando os Institutos Politécnicos das cidades de Beja, Viana do Castelo, Porto, Bragança e Setúbal. O reitor esteve acompanhado da professora Denize Nobre Oliveira, assessora de Relações Externas e Assuntos Internacionais. O objetivo foi conhecer os institutos e firmar parcerias de cooperação técnica, troca de experiências e possibilidades de intercâmbio e dupla titulação para estudantes do IFSC.

A primeira instituição visitada foi o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), onde os dirigentes do IFSC participaram da abertura do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo. Também estiveram presentes os professores Thiago Meneguel Rodrigues e Larisse Kupski, do Câmpus Lages, e oito intercambistas do câmpus. Foi discutida a possibilidade de dupla titulação do mestrado em Cibersegurança do IPBeja com os cursos de Sistemas de Informação do Câmpus Caçador, Engenharia de Telecomunicações do Câmpus São José e Ciências da Computação do Câmpus Lages.

Na cidade de Mértola, próxima a Beja, Gariba e Denize conheceram o secretário de Turismo, que é professor do Instituto Politécnico de Beja, que falou sobre as características do turismo local. “Assim, o convidamos para realizar uma palestra no IFSC, visto se tratar de uma região muito parecida com a Serra Catarinense, como Lages ou Urupema”, destaca Gariba.

Já no Instituto Politécnico do Porto (IPPorto) a comitiva catarinense conversou com a coordenação do mestrado em Eletrotécnica, equivalente ao mestrado em Sistemas de Energia do IFSC, com a intenção de ampliar a dupla titulação para o curso de Engenharia Eletrônica. Também estiveram presentes seis intercambistas do IFSC, sendo três alunos do Câmpus Lages cursando Engenharia Mecânica e três do Câmpus Florianópolis, da Engenharia Eletrotécnica.

Na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPPorto foi discutida a possibilidade de troca de experiências com a visita do coordenador do curso ao Brasil e de professores de Gastronomia e Turismo do IFSC a Portugal.

No Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Gariba e Denize reuniram-se com representantes das seis escolas que fazem parte do Instituto: na Escola Superior de Saúde e na Escola Superior de Desporto e Lazer foram discutidas visitas técnicas pelos professores de Enfermagem e de Educação Física. Na Escola de Ciências Empresariais foi apresentada a possibilidade de parceria com o mestrado em Marketing Empresarial e o Laboratório Lidere, do Câmpus Lages, e na Escola Superior de Tecnologia da Gestão, possibilidades de dupla titulação nos mestrados profissionais em Sistemas Elétricos e o mestrado em Cibersegurança. O diretor da Escola Superior Agrária demonstrou interesse no mestrado em Clima e Ambiente do IFSC, com o qual é possível realizar a parceria. Segundo Gariba, Viana do Castelo é o mais recente memorando de intenções assinado pela instituição. “A visita foi intensa, e acredito que dará muitos frutos”.

Potencializar a cooperação científica e a inovação foi o objetivo da visita ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que possui o Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente e o Centro de Investigação de Montanha. “O que mais chamou a nossa atenção foi a intenção desse instituto em desenvolver uma parceria entre o mestrado deles na área de Eletrotécnica e o nosso, na área de Sistemas de Energia, e também o Polo Embrapii, buscando não somente o ensino, mas principalmente a pesquisa nessa área de sistemas de energia”, completa Gariba.

A última instituição visitada foi o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), onde foi aberta a possibilidade de parceria com as engenharias Eletrônica, Química e Civil para a dupla titulação. “Tivemos uma viagem bastante produtiva. Consideramos salutar esse tipo de relação internacional e que busca engrandecer cada vez mais o IFSC”, avalia Gariba. Segundo o reitor, em todos os institutos visitados, houve avaliações positivas sobre os alunos do Propicie, o programa de intercâmbio do IFSC.

INTERNACIONAL NEWS