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Projeto de extensão promove acessibilidade dentro e fora do câmpus

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 02 fev 2023 16:34 Data de Atualização: 03 fev 2023 11:26

Por meio de um projeto de extensão, o Câmpus Lages do IFSC trouxe atividades sobre acessibilidade. O projeto "Espaços de Inclusão e Acessibilidade no IFSC Câmpus Lages" teve duração de três meses e o objetivo geral era valorizar a instituição de ensino como espaço de integração e de inclusão, promovendo a ampliação do conhecimento sobre acessibilidade e inclusão por meio de ações que foram realizadas entre os meses de setembro a dezembro de 2022. 

 

A Coordenadora do projeto foi a servidora Gleice Assunção, coordenadora pedagógica do IFSC Campus Lages. "A execução deste projeto contribuiu para ampliarmos o olhar em relação à inclusão e acessibilidade, dentro e fora do câmpus. Ao conhecer a realidade das diferentes associações que prestam atendimento  às pessoas com deficiência em Lages e região, foi  possível compreender de forma mais concreta a realidade e os desafios enfrentados neste âmbito, que são imensos", comenta a coordenadora.

Entre as atividades realizadas estão o intercâmbio de saberes de caráter cultural e educacional com outras instituições educacionais e associações que prestam atendimento às pessoas com deficiência, como a Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (ADEVIPS); Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O projeto também promoveu “Oficinas Sensitivas", que buscaram promover uma maior integração com a comunidade externa, promovendo a comunicação, a interação e a reflexão sobre a temática da inclusão e acessibilidade. As oficinas abertas à comunidade  foram a Oficina de Libras, a Oficina de Braille e Oficina de Empatia Física. Esta última foi realizada com alunos do IFSC e, segundo a coordenadora, "pretendeu demonstrar, de forma lúdica e prática, os desafios que as pessoas com deficiência física enfrentam em situações simples do cotidiano. Essa atividade possibilitou à pessoa sem deficiência identificar situações que as Pessoas com Deficiência enfrentam no dia a dia, visando a reflexão acerca do conceito de acessibilidade", completa.

Podcasts

Um dos produtos do projeto foi a elaboração de dois podcasts. Um episódio sobre deficiência auditiva e outro sobre deficiência visual. Confira abaixo:

Episódio 1



Episódio 2



"Considero que as oficinas sensitivas, abertas à comunidade externa e interna do Campus, bem como, a produção dos podcasts sobre deficiência visual e auditiva, foram exemplos  exitosos do trabalho realizado pela equipe da  coordenadoria pedagógica e dos discentes extensionistas", Gleice.

"Foi uma experiência única. Conhecer a realidade das pessoas com deficiência quanto aos ambientes que elas frequentam ou deixam de frequentar pelas dificuldades diárias me fez ter uma perspectiva diferente, mais empática.", comenta Cassiane Ribeiro, bolsista do projeto. Ela destaca que o que mais chamou sua atenção foi a empatia com a participação. "No dia-a-dia hoje posso perceber a deficiência de acessibilidade em todos os locais e consigo me colocar no lugar de quem precisa desse suporte e inclusão e não têm", finaliza.

O Câmpus espera dar sequência às ações do projeto neste ano, para que cada vez mais contribuir com a integração e a relação dialógica entre o IFSC e a sociedade, ampliando a conscientização da comunidade externa e interna acerca desta importante temática e estimulando o ingresso de pessoas com deficiência nos cursos do IFSC.

  

 

 
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