Alunos da engenharia desenvolvem robô tenista com crianças de projeto social

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 08 jul 2019 11:08 Data de Atualização: 08 jul 2019 11:13

As crianças que frequentam o projeto social “Saque essa ideia”, realizado pelo professor Oswaldo Cipriano no clube Itamerim, tiveram um grande desafio nos últimos meses. Além de pensar nas aulas práticas de tênis, elas precisaram pensar em como iriam usar o conhecimento que têm sobre o esporte para desenvolver um robô tenista. Neste semestre, elas participaram de oficinas realizadas por alunos da Engenharia Elétrica e pela professora Ana Elisa Schmidt, do Câmpus Itajaí, e junto com eles desenvolveram robôs tenistas utilizando kits de robôs da Lego Mindstorms EV3. Os robôs serão apresentados sábado (13) em um evento que será realizado para os pais das crianças no clube Itamirim.

As crianças participaram de duas oficinas, uma em que precisaram montar os robôs e outra que trabalharam na programação deles. O desafio delas era programá-los para que eles entrassem sozinhos na quadra, encontrassem o lugar onde deveriam se posicionar e sacar. “As oficinas foram pensadas com alunos da Engenharia Elétrica que cursaram a disciplina de Laboratório de Robótica e a proposta é que a cada semestre sejam ofertadas novas turmas. Nossa proposta é agregar valor a projetos sociais que já atuam na cidade. No caso do “Saque essa ideia” esse é um projeto que vem sendo realizado há 30 anos na cidade e a proposta era despertar nas crianças ainda mais o desejo de estudar”, explica a professora coordenadora da atividade.

As oficinas fazem parte de um projeto que está ligado ao processo de curricularização da extensão, que vem sendo desenvolvido no IFSC, e que busca incorporar atividades de extensão ao currículo dos cursos de graduação, nesse caso, ao de Engenharia Elétrica.

CÂMPUS ITAJAÍ EXTENSÃO NEWS