Câmpus Itajaí conquista o primeiro e o segundo lugar no Torneio de Robótica

SEPEI Data de Publicação: 06 ago 2019 08:55 Data de Atualização: 06 ago 2019 09:01

As equipes Ev3RAC e Megazord, formadas por alunos da Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí, ganharam o primeiro e o segundo lugar no 2º Torneio de Robótica, realizado no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) de 30 de julho a 1º de agosto em Chapecó. O desafio delas era montar e programar um robô usando o kit Mindstorms EV3 da Lego que funcionasse como uma empilhadeira capaz de carregar pallets e descarregá-los em diferentes alturas.

A equipe Ev3RAC conquistou a primeira posição ao alcançar 610, 8 pontos. “Nós montamos a equipe juntando os dois grupos do Câmpus Itajaí que ficaram em primeiro e terceiro lugar no torneio do ano passado. Nesse ano, o robô estava com dificuldades em identificar as cores da pista e nós precisamos adotar algumas estratégias na hora, ao invés de um sensor, usamos dois. Esse foi um problema que todas as equipes enfrentaram”, explica o estudante Eduardo Rodrigues.

A equipe Megazord participou da competição pela primeira vez e alcançou 466,2 pontos. “Nós tínhamos uma falha no nosso projeto e nas primeiras etapas tivemos apenas que cumprir o percurso, para depois remodelar o robô e programá-lo de novo. Temos que agradecer a outra equipe de Itajaí que nos ajudou bastante e nos motivou a não desistir. Nós ficamos muito surpresos com o resultado e felizes com a colocação”, avaliam os estudantes Marcelo Rodrigues Filho, Isabelli Tavares e Gustavo Furlanetto.

A professora Ana Elisa Schmidt, que é a responsável pelas aulas do laboratório de Robótica e que acompanha as equipes, avalia que um dos diferenciais delas é o trabalho em conjunto. “Eles se dedicaram muito, nas férias eles estavam todos os dias no Câmpus para fazer os testes e havia muita colaboração entre as equipes. Esse apoio que o Câmpus está dando para essa iniciativa está fazendo com que os estudantes se empenhem.”

SEPEI NEWS