Dois projetos do Câmpus Itajaí serão financiados pelo Desafio IFSC de Ideias Inovadoras

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 07 ago 2019 07:00 Data de Atualização: 06 ago 2019 09:35

Dos oito projetos vencedores do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, dois deles são do Câmpus Itajaí. A equipe Phyto Bio + ficou com a quarta colocação e irá receber para a execução do projeto R$ 6 mil e o Inovasustentável, que ficou em sétimo lugar, irá receber R$ 4,5 mil. O anúncio das equipes vencedoras foi realizado na cerimônia de encerramento do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei), no dia 1º de agosto em Chapecó.

As equipes terão até dezembro para colocar seus projetos em prática. O grupo Phyto Bio+, formado por alunas do técnico subsequente em Aquicultura e do Ensino médio Técnico Integrado em Recursos Pesqueiros, irá trabalhar na produção de biomassa de microalgas e para isso irá desenvolver um fotobiorreator, que permitirá controlar as variáveis para a produção. “O mercado de biomassa cresce em todo o mundo e a demanda é muito maior do que a oferta. São poucos cultivos no Brasil e a maior parte são em sistemas abertos, ou seja, em tanques. Esse sistema tem alto risco de contaminação por bactérias e demais microrganismos e a biomassa produzida não é totalmente pura. Com o fotobiorreator podemos ter um sistema de produção controlado. Nessa primeira etapa vamos comprar os equipamentos para montar o fotobiorreator e fazer os testes. Até final de setembro, pretendemos estar com o cultivo em andamento”, explica a aluna do técnico em Aquicultura Edselma Alves.

O grupo Inovasustentável, formado por alunos do Ensino médio Técnico Integrado em Mecânica e Recursos Pesqueiros, propõe a construção de uma máquina que permita reciclar o plástico e transformá-lo em peças de decoração. Eles querem construir um equipamento que permita transformar plásticos que seriam descartados em novos objetos de decoração. “As próximas etapas serão a construção dos equipamentos (triturador, injetora, extrusora e prensa) e dos moldes para fabricação das peças plásticas”, explica o professor Cássio Suski, que é o mentor do grupo.

Desafio IFSC de Ideias Inovadoras

Ao todo, 200 alunos, de 19 câmpus, inscreveram-se na competição. A primeira etapa iniciou com 66 grupos inscritos. Na eliminatória seguinte, restaram 15 equipes. Estas reuniram-se durante o Sepei 2019 para o pitch, uma apresentação rápida (de 5 a 7 minutos) com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor, cliente ou avaliador) pela sua ideia.

Oito delas conquistaram os avaliadores e receberão auxílio financeiro e de empreendedorismo para conseguir colocar em prática sua ideia de produto, de processo tecnologicamente novo ou ainda sugerir melhorias tecnológicas significativas em produtos ou processos existentes.

Resultado do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras

1º lugar: Iluminatus – Câmpus Florianópolis