Eleições IFSC 2019: Conheça as propostas dos candidatos à Direção Geral do Câmpus Caçador

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 29 out 2019 15:55 Data de Atualização: 03 jul 2020 18:47
O IFSC realiza, em 13 de novembro, as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 21 câmpus. Para a Direção Geral do Câmpus Caçador, concorrem dois candidatos: Danielle Regina Ullrich e Diogo Moreno Pereira de Carvalho.

A Coordenadoria de Jornalismo do IFSC solicitou que os candidatos destacassem suas propostas para alguns temas específicos e determinou prazo até as 23h59 do dia 25 de outubro e tamanho para as respostas. Confira abaixo as propostas na íntegra conforme foram enviadas:

Estudantes

Danielle: Incentivar a formação de grupos culturais e de expressão (teatro, música, dança) com alunos e servidores, fortalecendo os laços da comunidade com o IFSC; Organizar e padronizar os processos de comunicação oficial com os alunos (informes, protocolos e etc.); Promover a desburocratização para os serviços de suporte ao aluno, por meio da definição de novos fluxos de trabalho focados no usuário; Promover campanhas de informação e conscientização sobre temas transversais que afetam o cotidiano discente (drogas, suicídio, saúde e etc.); Trabalhar estratégias de formação voltadas para alunos com deficiências, fortalecendo a atuação do NAED e suas ações.

Docentes

Danielle: Criar programação facultativa de aperfeiçoamento docente, incluindo: treinamentos em metodologias ativas de ensino, incentivo e criação de momentos para a troca de experiências exitosas, utilização da docência compartilhada esporádica como ferramenta de aperfeiçoamento; Fomentar a capacitação dos servidores, articulando políticas para capacitação em parceria com a Reitoria e destinar recursos internos que possam ser acessados por editais; Implementar práticas de gestão de pessoas com enfoque na atenção ao fator humano da instituição (lembrar datas de aniversário, datas comemorativas e etc.); Melhorar a comunicação e a integração com os servidores por meio de informes digitais e Café com a Gestão.

Técnicos administrativos

Danielle: Buscar promover o encontro das necessidades do Câmpus com as melhores aptidões de cada servidor; Fomentar a capacitação dos servidores, articulando políticas para capacitação em parceria com a Reitoria e destinar recursos internos que possam ser acessados por editais; Implementar práticas de gestão de pessoas com enfoque na atenção ao fator humano da instituição (lembrar datas de aniversário, datas comemorativas e etc.); Melhorar a comunicação e a integração com os servidores por meio de informes digitais e Café com a Gestão.

Gestão

Danielle: Criar GTs para formalização de processos, criação de manuais de função e similares, a fim de tornar o fluxo de processos mais eficientes, com a clareza e definição das atribuições; Fortalecer os GTs relacionados à permanência e êxito, utilizando tecnologias e criando procedimentos e rotinas para monitoria em tempo real de indicadores relacionados a isso, diminuindo assim a evasão e melhorando o índice de permanência; Promover o orçamento participativo, convidando a comunidade acadêmica a participar do processo de elaboração do PAT para decidir o destino dos recursos financeiros; Utilização dos indicadores da CPA e avaliações externas como ferramentas para tomada de decisão, visando a melhoria contínua.

Relacionamento com a comunidade

Danielle: Estreitar os laços com a comunidade externa (instituições de classe, organizações públicas e do terceiro setor, empresas privadas), instituindo uma agenda com a programação de visitas semanais; Trabalhar para atender as demandas da comunidade, desenvolvendo e apoiando projetos e cursos de extensão; Promover a participação de alunos egressos em encontros no câmpus, visando prestar apoio para sua consolidação profissional, bem como proporcionar trocas de experiências entre egressos e discentes; Aproximar os pais, em especial dos alunos dos cursos integrados, da instituição, promovendo atividades de integração e educativas.

Mais sobre os candidatos

Cada candidato(a) também teve a oportunidade de enviar uma breve apresentação. Conheça um pouco mais sobre cada um:

Danielle: Doutora em Administração, é professora do Câmpus Caçador desde julho de 2013, atuando na área de Gestão e Negócios. Na gestão, atuou na coordenação dos cursos Técnico em Administração (entre 2014 e 2017) e Técnico em Logística (de 2018 a 2019), ocupando também o papel de representante docente no Colegiado do Câmpus Caçador (2019). Participou de projetos e programas de pesquisa e extensão, com ênfase no Programa Mulheres SIM.

DiogoO candidato não enviou suas informações.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CAÇADOR