Câmpus Criciúma dá início a curso de especialização em ensino de ciências

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 13 mar 2020 10:03 Data de Atualização: 06 out 2020 12:39

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) deu início nesta quarta-feira (11) ao curso de especialização a distância sobre Ensino de Ciências, voltado a professores de ensino fundamental e médio da rede pública. Iniciaram as atividades 180 alunos nos polos de Criciúma, Araranguá, Tubarão, Laguna, São José, Itapema e Indaial.

O curso é vinculado ao programa Ciência é 10, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação, em parceria com universidades e institutos federais. As atividades presenciais ocorrem nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O Câmpus Criciúma recebeu R$ 130 mil para a realização do curso.

A aula inaugural foi ministrada pela professora Elizete Possamai Ribeiro, graduada em Ciências com habilitação em Matemática, mestre em Engenharia de Produção (UFSC), doutora em Engenharia Mecânica (UFRGS) e pós-doutora em Ciência e Tecnologia Agroambiental (Universidade de Bologna). Professora com atuação no Câmpus Sombrio do Instituto Federal Catarinense (IFC), Elizete abordou em sua aula inaugural, transmitida desde a sala de videoconferências do Câmpus Criciúma, temas como o ensino de Ciências, a investigação em Educação no ensino de Ciências, tendências metodológicas no ensino e na pesquisa, além de práticas de ensino-aprendizagem mais comuns nas metodologias ativas de aprendizagem.

Para a professora do IFSC Érica Benincá, coordenadora do curso, a expectativa é que o curso provoque resultados positivos na prática docente dos cursistas.

“São grupos muito heterogêneos, que têm em comum o fato de trabalhar com o ensino de ciências. Foram ativos na primeira aula, participando das atividades e discussões propostas pela professora. Acredito no curso e em sua proposta, como sua aplicação e trabalhos de conclusão serão efetivados em sala de aula, numa verdadeira formação em trabalho para os professores-cursistas. Esperamos grandes resultados. O caráter exclusivo da proposta do curso é o que mais me encanta, pois cada professor é diferente, cada aluno é único, cada escola está inserida em uma realidade, e isso torna cada experiência original, impossível de ser repetida”, afirma Érica.

O curso será realizado pelos próximos três semestres, com caraga horária de 480 horas. Os encontros presenciais ocorrem semanalmente às quartas, no período noturno, nos polos da UAB.

CÂMPUS CRICIÚMA ENSINO NEWS