#IFSCemcasa: orientações sobre atividades não presenciais do Câmpus

ENSINO Data de Publicação: 23 mar 2020 09:11 Data de Atualização: 03 jul 2020 18:48

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) suspendeu as atividades presenciais até o dia 16 de abril, considerando o decreto de situação de emergência do Governo do Estado publicado em 17 de março, no contexto da pandemia do Coronavírus.

O calendário acadêmico, contudo, segue mantido, com as aulas continuando de forma não presencial.

No Câmpus Caçador, os docentes estão encaminhando materiais e atividades por meio do Sigaa, Moodle, e-mail ou outro canal de comunicação mais adequado ao desenvolvimento das atividades propostas. Atenção: o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaahttps://sig.ifsc.edu.br/sigaa/mobile/touch/login.jsf) é o canal prioritário, no qual os alunos serão orientados como as atividades serão desenvolvidas neste período.

Veja no vídeo abaixo como utilizar o Sigaa:

É de fundamental importância que, neste período, você mantenha uma rotina de estudos. Não estamos em férias. Utilize seu horário de aula para estudar e desenvolver as atividades propostas pelos professores. Assim, você se manterá conectado ao IFSC e ao curso, aprendendo coisas novas e ocupando seu tempo e sua mente com boas notícias.

O diretor do Câmpus, Eduardo Pires, ressalta a importância deste momento de distanciamento social e a consequente suspensão das atividades presenciais para alunos e professores. “Sabemos que os dias dentro de casa não é tarefa fácil para nenhuma família. Mas, dentro de nossas limitações, podemos aproveitar para enxergar pontos positivos nisso tudo. Um deles é conviver, de verdade, com aqueles que amamos, conversando, brincando, rindo e dividindo as tarefas do lar.”

Ele fala também diretamente aos estudantes: “Não esqueçam dos estudos também! Para mantermos a saúde mental, e não ficarmos pirados com tantas demandas online, tentem organizar o seu tempo, de modo a criar uma rotina de estudos. Tão importante quanto separar um tempo para estudar regularmente, é dividir as tarefas enviadas neste tempo de estudo, de modo a estabelecer prazos para cada disciplina. Seja prazos para se apropriarem dos conteúdos, seja para as datas de entrega de cada atividade”.

Para o diretor, é necessário que os alunos tenham em mente que as aulas não presenciais possuem algumas características importantes neste momento de isolamento social. “O primeiro deles é que elas servem para vocês terem uma rotina. O segundo, manter a continuidade de seus estudos e suas ligações com o IFSC. O terceiro, evitar uma reposição excessiva mais tarde (aí entrariam possíveis aulas nos sábados, nas férias de julho, de janeiro, etc)”.

E completa: “Como tudo ocorreu de maneira rápida, para todos, servidores e alunos, não tivemos oportunidades de realizar uma transição do modo presencial para o não presencial de forma ideal. Entretanto, mesmo com muitas dificuldades nesta fase de adaptação, tenho convicção que melhoraremos nossos métodos de ensino e aprendizagem digitais, de modo que nossos alunos tenham uma experiência menos turbulenta possível. E que o período também nos sirva de aprendizado para que usemos mais e melhor estas tecnologias futuramente”.

Ele recomenda aos estudantes que sempre que tiverem qualquer tipo de problema, acionem os coordenadores dos cursos (contatos encontram-se a seguir).

Por fim, Eduardo destaca que tudo na vida possui lados bons e ruins. “Devemos focar nas coisas positivas, que nos fazem bem, para que atravessemos esta crise e saiamos mais fortes dela. Façam a sua parte, sigam as recomendações oficiais e ajam como cidadãos exemplares. Um abraço a todos e que Deus cuide de todos nós!"

Caso você não tenha computador, acesso à internet ou não tenha outras ferramentas necessárias para desenvolver as atividades indicadas pelo professor, não se preocupe. No retorno das atividades presenciais, serão avaliados todos os casos. De todo modo, é importante que você mantenha contato com a sua turma e seus professores, acompanhando o andamento das disciplinas.

Do mesmo modo, as aulas práticas serão repostas no retorno das atividades presenciais.

Em caso de dúvidas, primeiramente faça contato com seus professores pelo Sigaa.

Se precisar, faça contato com o coordenador do seu curso:

CT em Administração Integrado ao Ensino Médio - Profª. Denise Jover: denise.jove@ifsc.edu.br

CT em Informática Integrado ao Ensino Médio - Prof. Diogo Moreno: diogo.moreno@ifsc.edu.br

CT em Plásticos Integrado ao Ensino Médio - Prof. Fernando Aquino: fernando.aquino@ifsc.edu.br

CT em Administração (Subsequente) e CT em Logística (Subsequente) - Profª. Sibelli Ferronato: sibeli.ferronato@ifsc.edu.br

CT em Eletromecânica (Subsequente) e PROEJA Ensino Médio - Informática - Prof. Gabriel Negri: gabriel.negri@ifsc.edu.br

CT em Desenvolvimento de Sistemas (Subsequente) e Bacharelado em Engenharia de Produção - Prof. Ademir Goulart: ademir.goulart@ifsc.edu.br

Bacharelado em Engenharia de Produção - Prof. Bruno Vieira: bruno.vieira@ifsc.edu.br

Pós-graduações - Profª Thaísa Rodrigues: thaisa.rodrigues@ifsc.edu.br

Outro canal para contatar o IFSC é por meio de nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Por fim, ressaltamos: fique em casa, cuide de você e de sua família. Esperamos você o mais breve possível para o retorno das atividades presenciais no IFSC.

ENSINO CÂMPUS CAÇADOR NEWS