O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto oferece capacitação a distância sobre compostagem

EXTENSÃO Data de Publicação: 12 ago 2020 16:24 Data de Atualização: 13 ago 2020 13:24

O projeto “Formação de multiplicadores para reciclagem de resíduos orgânicos por meio da compostagem” está realizando capacitações gratuitas a distância para a comunidade externa, com certificação de 12 horas, sem restrição de localidade de residência para os participantes.

Submetido ao Edital Proex 25/2019 pelo professor Juliano Gomes do Câmpus Garopaba, o objetivo do projeto, antes da pandemia de Covid-19, era oferecer uma capacitação presencial para a comunidade externa da região de Garopaba. Com a pandemia, a solução encontrada foi oferecer a capacitação de forma 100% online.

Cronograma da capacitação

17 de agosto, às 14h: Exposições teóricas sobre os aspectos que envolvem a transformação dos resíduos em composto orgânico. Link para o Google Meet: meet.google.com/mfg-gnma-yui;

31 de agosto, às 14h: Demonstrações práticas do processo de montagem de composteiras em baldes, leiras e sobre o funcionamento do reator biológico que está sendo desenvolvido no Câmpus Garopaba para otimização do processo de compostagem. Link para o Google Meet: http://meet.google.com/iqm-sfjv-jsv;

14 de setembro, às 14h: Elaboração e monitoramento do processo de compostagem em baldes e leiras e andamento do projeto do reator biológico. Link para o Google Meet: meet.google.com/ijn-xuhx-ymj;

30 de novembro, às 14h: Compartilhamento dos resultados alcançados. Link para o Google Meet: meet.google.com/qjt-dxgz-zad.

Em todos os encontros haverá momentos de troca de saberes entre os participantes.

Como participar

Para participar, basta preencher o Formulário de Inscrição.

As videochamadas poderão ser acompanhadas tanto pelo Youtube do Câmpus Garopaba quanto pelo Google Meet. Entretanto, quem quiser participar da troca de saberes entre os participantes deverá acessar a vídeochamada pelo Google Meet. O Google Meet limita a participação a no máximo 250 participantes por videochamada, por isso as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Certificação

Para obter o certificado do curso, o participante terá até uma semana após cada encontro para assistir o vídeo que ficará disponível no Youtube do Câmpus Garopaba e responder um questionário online sobre o assunto abordado em cada encontro. O questionário será disponibilizado na descrição de cada vídeo. O participante deverá ter no mínimo 75% de participação para obtenção do certificado, ou seja, precisa assistir e responder o questionário de no mínimo três encontros.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe do projeto no email compostagemifsc@gmail.com

A importância da compostagem

Aproximadamente 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos foram gerados no Brasil em 2016. Ao longo dos últimos anos, o país depositou em locais inadequados entre 30% a 60% de todo resíduo sólido gerado no ambiente urbano.

Deste montante, cerca de 50% eram resíduos orgânicos, os quais oferecem sérios riscos ao meio ambiente e à saúde pública, devido à contaminação do solo, águas e atmosfera por lixiviados e gases do efeito estufa. Uma das formas de evitar estes riscos é reciclando a fração orgânica, sendo que o principal método de reciclagem utilizado no Brasil é a compostagem.

Assista os vídeos e saiba mais sobre o reator biológico do Câmpus Garopaba.

EXTENSÃO CÂMPUS GAROPABA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.