Estudantes debatem teorias da Física em obras do cinema

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 29 set 2020 20:58 Data de Atualização: 30 set 2020 10:15

Ao assistir um filme, você já se perguntou o que seria pura imaginação e o que teria ligação com aquilo que conhecemos da Física na atualidade? Para debater essa questão, estudantes do IFSC vão realizar duas rodas de conversa virtuais e falar sobre os conhecimentos científicos que dão sustentação aos enredos das obras “Interstellar” (2014), “O primeiro homem” (2018) e “Apolo 11” (2019). As rodas fazem parte do projeto “Física na Tela”, organizado por alunos da graduação em Licenciatura em Física do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, e ocorrerão nos dias 30 de setembro e 8 de outubro, às 17h30.

A inscrição nas rodas de conversa é gratuita e deve ser feita neste link. Na atividade desta quarta-feira (30), o debate será sobre o filme Interstellar (2014). Já em 8 de outubro a discussão abordará as obras “O primeiro homem” (2018) e “Apolo 11” (2019). Os filmes serão disponibilizados para quem realizar a inscrição nas atividades.

Segundo o coordenador do projeto, professor Jaison da Maia, as duas rodas de conversa possibilitarão que os participantes conheçam algumas das teorias mais recentes da Física. “Serão oportunidades para discutir filmes e documentários sob a perspectiva histórica e conceitual. Além disso, como nosso curso de Licenciatura forma futuros professores, estas atividades também permitirão que nossos estudantes aprendam as possibilidades do uso do cinema no ensino da Física”, explica.

As inscrições podem ser feitas até momentos antes de cada roda de conversa. Para mais informações, entre em contato com o coordenador do projeto pelo e-mail jaison.maia@ifsc.edu.br. Também participam da iniciativa os estudantes Egon Henrique Dums, Leopoldo Gorges Neto, Gustavo Liesenberg e Rodrigo Dionissa.

SERVIÇO

O quê: Projeto “Física na Tela” (rodas de conversa sobre a ciência presente no cinema)
Onde: online
Quando: 30/9 às 17h30 (“Interstellar”) e 8/10 às 17h30 (“O primeiro homem” e “Apolo 11”)