O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Tubarão forma primeira turma do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 22 out 2020 09:28 Data de Atualização: 20 abr 2021 20:43

O Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está celebrando mais uma conquista, com a formatura da primeira turma do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Numa área em franca expansão, o IFSC entrega à comunidade profissionais com formação de excelência, atestada pela nota máxima obtida em recente avaliação do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, concluem o curso nesta primeira formatura dez profissionais.

Em razão da pandemia, a solenidade, inicialmente marcada para o mês de março, foi adiada e será realizada de forma virtual. A cerimônia acontece no próximo dia 24 de outubro, a partir das 19h, e terá transmissão pelo canal do IFSC no YouTube. Antes, às 17h, formam-se duas turmas do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

Primeiro curso superior do Câmpus Tubarão, fundado em 2015, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem se destacado pela qualidade da formação dos futuros profissionais em uma área em plena expansão. Em uma pesquisa recente, a rede social Linkedin mostrou que a Tecnologia da Informação é uma das áreas que mais deve contratar profissionais em 2020. E esta é uma das conquistas a ser celebrada pelo Câmpus Tubarão: o IFSC vem sendo cada vez mais procurado por empresas da região para a contratação de estudantes, uma mostra da qualidade da formação oferecida pela instituição.

“Trata-se de uma área em pleno desenvolvimento e a formação dos nossos estudantes é de excelência. Nossos professores têm real compromisso com o curso e uma formação cidadã e profissional. Isto eu vejo que faz toda a diferença para os nossos estudantes”, afirma a ex-diretora do Câmpus Tubarão, Consuelo Sielski, escolhida patronesse da turma. “Nossos estudantes conseguem resolver problemas e apresentar soluções, o que faz com que muitos deles estejam atuando na área”, complementa.

Atestado de qualidade

A primeira turma do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas começou no primeiro semestre de 2017. De lá para cá, foram várias conquistas que atestam a qualidade da formação dos estudantes. Já no primeiro ano de implantação, o curso se tornou uma Academia Local Cisco, o que permitiu aos estudantes uma formação complementar junto à Cisco Systems, multinacional do ramo de redes e comunicações.

Em abril do ano passado, o curso obteve o conceito 5 na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), nota máxima que indica excelência na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Qualidade que gera resultado. E um dos mais notáveis é a inserção dos estudantes do Câmpus Tubarão no mundo do trabalho. “É extremamente gratificante acompanhar o ingresso desses discentes no mercado de trabalho, seja em estágio ou emprego fixo, na região, ainda no transcorrer da implantação do curso, em áreas e atividades condizentes com o perfil profissional do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, afirma o professor Alexsandro Cardoso Antunes, coordenador do curso e professor homenageado pelos formandos. Ele destaca que os professores do curso trabalham para a atualização da grade curricular e para acompanhar as tendências de um mercado em permanente transformação.

“O núcleo docente estruturante do curso está atento às novas tecnologias ou processos da área de TI. Como o curso foi integralizado em 2019-2, o NDE está trabalhando na reformulação e atualização do projeto pedagógico. Acreditamos que a área do conhecimento de sistemas de informação e subáreas envolvidas exigem uma atualização profissional constante”, garante Alexsandro.

Inserção profissional

A qualidade da formação oferecida pelo IFSC e a grande demanda por profissionais da TI são uma combinação perfeita. E os formandos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Tubarão têm encontrado boas oportunidades.

Desde o quarto semestre, o aluno Valter Dacoregio começou a trabalhar na área. Hoje ele é desenvolvedor de software em uma empresa de logística na área de saúde. “O IFSC tem imensa importância na minha carreira, pois é devido a esta formação que atuo profissionalmente nesta área que gosto muito. A perspectiva a partir de agora continuar estudando e se aperfeiçoar nesta área de tecnologia tão crescente”, diz Valter.

A experiência no curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas no Câmpus Tubarão fez Luís Felipe Souza decidir seguir na área, ingressando no curso superior. Hoje atuando no Senai de Tubarão, Luís Felipe considera que a conexão do IFSC com as empresas da região é um fator diferencial na formação.

“Eu fiz o curso técnico no IFSC, onde já tive o primeiro contato com programação, e já engatei a faculdade. Definitivamente, se não tivesse o IFSC eu não estaria tendo tantas oportunidades como tenho hoje. Claro que a dedicação ao curso ajudou bastante, mas o IFSC tem essa abertura com as empresas, que estão procurando profissionais. O IFSC me ajudou a abrir portas para o mercado e ter os conhecimentos básicos para entrar nas empresas”, diz Luiz Felipe.

Para o aluno Pierre Boschetto, uma forma de retribuir à sociedade as oportunidades recebidas no IFSC são com oficinas de programação para os colegas e para a comunidade. “As empresas hoje estão carentes de profissionais de TI, ainda mais com uma boa qualificação técnica, e o IFSC proporciona tudo isso, além de nos capacitar, realiza a integração entre empresa e discente, o que nos abre boas oportunidades para entrar no curso logo no início”, afirma Pierre, que conseguiu um estágio logo no começo do curso, foi contratado pela empresa e teve a oportunidade de mudar de emprego. Hoje ele trabalha como desenvolvedor em uma distribuidora de medicamentos, buscando soluções inovadoras para os processos da empresa.

Conheça o curso

O curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem duração de seis semestres e seleciona 40 alunos por ano, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Para conhecer a matriz curricular, o projeto pedagógico e outras informações, acesse o Guia de Cursos.

CÂMPUS TUBARÃO INSTITUCIONAL ENSINO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.