O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Semana da Cultura Geral reúne especialistas de várias áreas para discutir transformações sociais em curso

EVENTOS Data de Publicação: 04 dez 2020 18:03 Data de Atualização: 05 dez 2020 01:48

Em dois dias de programação intensa, a Semana da Cultura Geral que o Câmpus Joinville realizou nestas terça e quarta-feira, 1 e 2 de dezembro, atendeu ao que se propôs em sua primeira edição: discutir as transformações sociais em curso, a partir de temas relacionados às linguagens e às ciências exatas, humanas, biológicas e da saúde. O evento virtual foi transmitido pelo canal IFSC Joinville no YouTube, onde os vídeos estão salvos para quem quiser assistir.

No primeiro dia, o professor Ladislau Dowbor (PUC - SP), com a palestra “Caos financeiro, ambiental e social: que contexto é esse de sociedade?”, falou sobre uma série de aspectos que interferem na política e economia nacional e internacional. Já a gestora Tania Leal, da Comunidade Olhar do Futuro, falou sobre a ciência de dados e a necessidade de entender a importância deste conhecimento, na palestra “O papel da análise de dados no contexto da sociedade atual”.

Outras duas palestras e uma roda de conversa marcaram o segundo dia da Semana da Cultura Geral. Com o tema “Da viela pro mundo das ideia: a alegoria da caverna do Platão”, o estudante de história Marcelo Marques (Anhanguera), youtuber conhecido como Audino Vilão, discutiu filosofia a partir de diferentes olhares e linguagens, aproximando a discussão dos jovens e mostrando a importância deste tipo de conhecimento para a interpretação do cotidiano.

Na sequência, a jornalista, escritora, cantora e compositora Katherine Funke (Editora Micronotas) explicou sobre o processo editorial sustentável e como o “ser escritora ou escritor” pode ser diferente de pessoa para pessoa, na palestra “Processo de escrita, editoração e mercado editorial na região”. Por fim, foi possível compreender melhor a Covid-19, a partir de diferentes aspectos com a professora Izabella Santos Weiss (UFPR), que abordou o tema “Covid-19: o que sabemos? Da microbiologia à vacina”, de forma muito didática.

“A Semana foi um sucesso, pois todas as palestras foram excelentes. E, além da fala dos convidados, foi possível o estabelecimento de um diálogo, tanto entre os membros das mesas, como também envolvendo os alunos, servidores e demais espectadores que acompanhavam a programação. Não podemos afirmar qual foi o melhor momento, pois os convidados estavam extremamente preparados e organizaram muito bem suas participações”, avalia a comissão organizadora, ansiosa para começar o planejamento da segunda edição do evento, no ano que vem.

Ao final da programação, os vídeos das palestras já somavam mais de 1.500 visualizações, demonstrando o lado positivo da realização do evento de forma virtual, já que mesmo quem não conseguiu acompanhar de forma síncrona teve a oportunidade de assistir posteriormente. “É possível levar informação de qualidade para além dos muros do câmpus”, ressalta a comissão, formada pelos professores Juliana da Silva (coordenadora), Maria Aparecida Schmitz Borges, Elizabeth Albano, Ana Cecília da Gama Torres, José Carlos, Paulo Amaro dos Santos, Luis Thiago do Nascimento Charme, Samuel Ivan Kühn e Sergio Cerutti.

A programação contou ainda com apresentações culturais de alunos, professores e egressos e com a realização de uma olimpíada de matemática local, o Torneio de Matemática dos Técnicos Integrados do IFSC Joinville (ToMaTI²). Clique aqui para ver o resultado do torneio.

EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.