Canções do Exílio: alunos do Câmpus Garopaba lançam livro

EVENTOS Data de Publicação: 11 dez 2020 17:26 Data de Atualização: 17 dez 2020 16:17

A releitura do poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, inspirou os alunos dos cursos técnicos integrados em Informática e Administração do Câmpus Garopaba a produzirem o livro Canções do Exílio, resultado das atividades das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, com a organização das professoras Luana de Gusmão Silveira e Marizete Bortolanza Spessatto.

Para comemorar o lançamento da obra, pelo IFSC, será realizado um evento on-line de lançamento, dia 16 de dezembro, às 18h, no link do Google Meet: meet.google.com/eaw-eiea-ksx.

A obra tem ilustrações dos estudantes Diogo Pacheco e Luiz Filipe de Souza. Ao final, também traz depoimentos dos alunos participantes.

-> Acesse a obra completa na página de Livros e Periódicos do Portal do IFSC.

A professora Luana escreve, na apresentação do livro: “foi com o intuito de fomentar o desenvolvimento da competência textual e de valorizar a cultura trazida pelos jovens para o ambiente escolar, revelando que a prática de leitura e produção textual pode e deve ser envolvente, criativa, divertida, lúdica ou ainda, nas palavras dos próprios adolescentes super maneira, que surgiu a proposta de executar releituras do poema ligado à primeira geração do Romantismo, no caso, o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias”.

Já para a professora Marizete, “tendo a escrita de Gonçalves Dias e o Brasil atual como inspirações, os autores conseguem nos fazer ver a diversidade e os conflitos nacionais e pessoais. Revelam senso crítico e capacidade de análise, capazes de reforçar nossas esperanças em um Brasil (e em um mundo) melhor”.

EVENTOS CÂMPUS GAROPABA NEWS