Câmpus Itajaí cria um grupo de trabalho para pensar em melhorias para as ANPs

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 11 dez 2020 16:49 Data de Atualização: 11 dez 2020 16:57

O curso de Engenharia Elétrica e o técnico em Eletroeletrônica do Campus Itajaí criaram um grupo de trabalho para pensar em melhorias para as Atividades Não Presenciais (ANPs). A proposta surgiu a partir do conselho de classe do primeiro semestre de 2020 quando foram convidados professores que se destacaram nas avaliações realizadas pelos estudantes para falar sobre suas experiências.

O professor Daniel Oro foi um dos convidados a contribuir com o GT para falar sobre a comunicação estabelecida entre professor e alunos. Ele analisou uma série de canais de comunicação e levantou pontos positivos e negativos de cada um. “Eu observei que a comunicação só por e-mail com os estuantes nem sempre é eficaz e que às vezes eles chegam a levar até sete dias para verificar algum aviso por e-mail ou pelo Sigaa. O que acaba não sendo a melhor forma de contatar os alunos. Pelo whatsapp, os avisos costumam ser lidos em até seis horas, mas os pontos negativos é que ele não é um canal oficial do IFSC, tem toda a questão de invasão de privacidade porque se divulga o número de telefone pessoal do professor e muitas vezes o contato acaba ocorrendo em horários que não seriam os de aula.”

As reuniões do GT são realizadas uma vez por mês, são gravadas e disponibilizadas no canal do Câmpus no Youtube. Além do tópico comunicação, são discutidos também os processos de avaliação, os usos da plataforma Moodle e como trabalhar a motivação de alunos e professores. A proposta é também disponibilizar no canal as capacitações realizadas ao longo da Semana pedagógica realizada pelo Câmpus.

Para acessar a todos os vídeos do GT, acesse a playlist GT Melhorias ANPs no canal do Câmpus no Youtube.

CÂMPUS ITAJAÍ