O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sete filmes para aprender sobre vinhos: o número 3 vai te surpreender

EXTENSÃO Data de Publicação: 22 fev 2021 18:10 Data de Atualização: 24 fev 2021 19:39

Muitos dos que leem este texto já devem ter se deparado com artigos na internet com o título ao estilo que aparece acima. As listas são um jeito de prender a atenção do leitor e levá-lo a clicar no link. Em muitas vezes, há decepção com o conteúdo após o clique. Não será o caso deste, garanto.

Isso porque a professora Mariana Dullius, do Câmpus Urupema do IFSC, foi além: não só indicou uma lista de sete filmes para aprender sobre vinhos como escreveu um projeto de extensão voltado aos enófilos, amantes da viticultura com ou sem formação na área, mas que têm a paixão pelo vinho correndo nas veias.

O projeto chamado "Cinema Quarentenológico" reuniu enófilos de várias partes do Brasil para oito encontros, às sextas-feiras a cada 15 dias, para discussão sobre filmes por um viés profissional nos assuntos do roteiro que tocavam à viticultura e enologia. "Muita gente deve ter assistido a esses filmes, em especial por recomendação de algum site especializado, mas por não ter uma base de conhecimento em viticultura e enologia o aprendizado acaba sendo prejudicado", explica a professora Mariana. Os alunos, 71 inscritos no total, tinham 15 dias para se preparar para o próximo encontro, nesse período assistiam ao filme indicado e faziam apontamentos.

Para Suzana Grolli, que trabalha como sommelier em Passo Fundo/RS, o curso trouxe novos olhares para sua função. "Já havia visto a maioria dos filmes, mas estava à época focada no enredo, no romance, enfim, nos aspectos da história do filme. Com o curso, éramos instruídos a focar naquilo que era relacionado ao vinho e pude observar detalhes como clima, terroir, posição do sol, formas de colheita", comenta.

Vinho no contexto social

O projeto iniciou-se em setembro e terminou no fim de 2020. A professora lembra que as discussões foram além do vinho como bebida e trouxeram assuntos à tona como racismo, igualdade de gênero e até de vacina. A ideia de fazer às sextas-feiras foi, segundo a professora, proposital. "Como estamos em pandemia, o 'Sextou' de todo mundo foi prejudicado. Não podíamos mais fazer nossos encontros, reunir os amigos. Com isso, o projeto teve também o intuito de preencher essa lacuna", complementa Mariana.

"Eu vi todos os filmes no curso e muitos já havia visto antes, mas com o olhar dado no estudo dirigido deixou a didática fantástica. Acrescentou-me muito, foi extremamente produtivo e didático e me implicou uma massa crítica muito mais embasada, ampliando a interpretação", comenta Márcia Maluf Pelei, paulista radicada em Florianópolis e dona de uma pousada.

Márcia pesquisa sobre vinhos há mais de 40 anos e tem formação em Enografia. Mesmo com grande conhecimento, muitos dos conhecimentos do curso ela irá aplicar em suas atividades. "Gostei demais dessa ligação holística, onde vários temas estavam presentes. Sejam sociais, econômicos, temporais... Quando um filme poderia estar relacionado no tempo e no espaço com outro filme que se passa em outra época, mas mostrando a mesma região vitivinícola. Muito importante ver saberes e fazeres diferentes", completa.

Confira a relação dos filmes/documentários apresentados:

1) Caminhando nas Nuvens (A Walk in the Clouds), de 1995;

2) O Julgamento de Paris (Bottle Shock), de 2008;

3) Uvas Azedas (Sour Grapes), de 2016 (documentário);

4) O Segredo de Santa Vittoria (The Secret of Santa Vittoria), de 1969;

5) Um Bom Ano (A Good Year), de 2006;

6) A verdade sobre o Álcool (The Truth about Alcohol), de 2016 (documentário);

7) Notas de Rebeldia (Uncorked), de 2020.


 
EXTENSÃO CÂMPUS URUPEMA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.