Câmpus São José abre vagas para transferências e retorno em cursos técnicos e de graduação

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 21 abr 2021 03:26 Data de Atualização: 21 abr 2021 03:38

Estão abertas até 30 de abril as inscrições nos processos seletivos de transferência e retorno para cursos de graduação e de ensino médio técnico (técnico integrado) do Câmpus São José. Há 22 vagas para graduação (transferência interna ou externa e retorno de graduados), nos cursos de Engenharia de Telecomunicações e de licenciatura em Química, e quatro para o ensino médio técnico (apenas transferência interna), nos cursos de Refrigeração e Climatização e de Telecomunicações.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, em formulário próprio para cada tipo de curso (acesse abaixo). Os procedimentos, a documentação exigida e os pré-requisitos para ocupar as vagas estão explicados nos editais 01 (graduação) e 02 (ensino médio técnico).

A classificação dos candidatos vai ser feita de acordo com a ordem de preenchimento e envio do formulário eletrônico, desde que atendidos todos os pré-requisitos estipulados no edital.

- Formulário de inscrição na seleção para ensino médio técnico (técnico integrado)

- Formulário de inscrição na seleção para graduação

Entenda os tipos de transferência e o retorno

Para concorrer às vagas de transferência, o candidato precisa estar estudando no mesmo tipo de curso para o qual pretende concorrer à vaga. Ou seja: para participar da seleção do ensino médio técnico é necessário estar matriculado em outro curso desse tipo e o mesmo vale para graduação (não é possível, por exemplo, concorrer a uma vaga por transferência na graduação estando matriculado em um curso técnico).

Há dois tipos de transferências: interna e externa. Na transferência interna, podem se inscrever alunos regularmente matriculados (que frequentam ou que estão com matrícula trancada) em cursos do IFSC, independentemente do câmpus. Já na transferência externa, podem participar estudantes regularmente matriculados (que frequentam ou que estão com matrícula trancada) em cursos de outras instituições de ensino, públicas ou privadas.

Por fim, o retorno é destinado a quem já concluiu um curso do mesmo tipo daquele que está com vagas abertas. Neste processo seletivo, só há vagas para retorno nos cursos de graduação e podem se inscrever candidatos que possuam diploma de curso superior reconhecidos pelo Ministério da Educação de qualquer instituição de ensino superior, pública ou privada.

Confira mais informações nos editais.

Vagas abertas

Ensino Médio Técnico (Técnico Integrado)

Refrigeração e Climatização - 2 vagas para transferência interna

Telecomunicações - 2 vagas para transferência interna