O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Festival online vai mostrar a versatilidade da uvaia

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 11 mai 2021 15:02 Data de Atualização: 11 mai 2021 15:14

Em comemoração ao Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, em 18 de junho, um festival online vai trazer receitas com essa fruta típica aqui do Sul do Brasil, mas ainda pouco conhecida, a uvaia. O evento está sendo realizado pelo Núcleo de Estudos Gastronômicos (NEG) do Câmpus Florianópolis-Continente

Serão 10 dias (de 18 a 28 de junho) em que 15 profissionais da Gastronomia - incluindo profissionais da área de alimentação, egressos e alunos do câmpus - vão mostrar nas redes sociais uma receita com uvaia. Eles já receberam um kit com a fruta congelada, geleia e um drink feito com o produto, além de cerâmicas locais e flores da Mata Atlântica. Com isso em mãos eles foram convidados a aplicar seus conhecimentos e soltar a criatividade.

A coordenadora do NEG, professora Fabiana Mortimer Amaral,  explica que as produções estão sendo registradas, assim como depoimentos dos profissionais. "Muitos não conheciam essa fruta nativa. É uma oportunidade para profissionais e comunidades saberem que ela é muito versátil." A divulgação será feita pelo Instagram do NEG e do Câmpus Florianópolis-Continente.

Além da polpa que pode ser usada em muitos preparos, a uvaia pode virar óleo, vinagre, cerveja, etc. Veja nos vídeos abaixo como a uvaia pode ser versátil:

Ela já foi pesquisada para virar cerveja e já tem até comercialização de sorvete da fruta:

Veja como fazer geleia e suflê de uvaia:

Valorização dos produtores

Fabiana reforça que a uvaia é um dos tantos produtos locais que acabam esquecidos e que podem ser uma fonte de renda para produtores rurais. Por isso, o festival é uma forma de fortalecer esta fruta no mercado e valorizar os produtores agroecológicos.

Já estão sendo divulgados no perfil do NEG no Instagram alguns dos produtores que fornecem uvaia e que estão atuando nesta rede colaborativa para fortalecer a cadeia produtiva.

Esta valorização da biodiversidade brasileira é um dos objetivos do NEG, um grupo de pesquisa que também busca a promoção de uma gastronomia ética, com fomento às produções na forma de agroflorestas, na produção biodinâmica e na geração de emprego que induza ao desenvolvimento local. 
 

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.