Abertas inscrições para cursos técnicos em sete cidades

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 08 jun 2021 09:25 Data de Atualização: 28 jun 2021 10:36

O IFSC abriu processo seletivo para 921 vagas em cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes com início em 2021.2. Neste processo seletivo, cujas normas estão estabelecidas no Edital 03/2021/2, as vagas estão nas cidades de Araranguá, Caçador, Criciúma, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville e Palhoça.

Como se inscrever

As inscrições on-line devem ser feitas até 9 de julho, pelo Portal de Inscrições.

Ao acessar o sistema, o interessado deve:

- selecionar a opção “Quero me inscrever”;
- escolher o município ou câmpus em que pretende estudar;
- selecionar o curso;
- preencher todos os dados solicitados;
- assinalar opção por ampla concorrência ou sistema de cotas;
- conferir todos os dados; e
- salvar o comprovante de inscrição.

Não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo.

Veja em nosso YouTube um vídeo com o passo a passo de como se inscrever

Live tira-dúvidas

Assista à gravação da live realizada em 15 de junho para tirar dúvidas sobre o processo de ingresso dos cursos técnicos:

Sobre os cursos

Os cursos técnicos integrados são voltados a quem já concluiu o ensino fundamental, ou comprovar a conclusão até a data da matrícula no IFSC. Neles, o estudante cursa o ensino médio e recebe a formação técnica no IFSC, com a mesma matrícula.

Os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição e receba a formação técnica no IFSC. Para isso, ele precisa ter concluído o primeiro ano do ensino médio. Também é necessário haver compatibilidade de horário entre as atividades do ensino médio na outra instituição e as do curso técnico no IFSC.

Já os cursos técnicos subsequentes são voltados a quem já concluiu o ensino médio, ou para quem comprovar a conclusão desse nível de ensino até a data da matrícula.

-> Blog do IFSC: entendar melhor a diferença entre os cursos técnicos

Processo seletivo, resultado e matrículas

A seleção para todos os cursos do Edital 03/2021/2 será por sorteio público, realizado às 15h de 12 de julho. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 13 de julho. As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas de 14 e 19 de julho, com o envio, pela internet, da documentação prevista no edital. O link para a matrícula on-line de cada câmpus também está no edital.

Segunda chamada

Caso não sejam preenchidas todas as vagas após as matrículas da primeira chamada, será realizada segunda chamada no dia 26 de julho. Na segunda chamada, os candidatos serão convocados para matrícula seguindo a ordem do sorteio realizado em 12 de julho e, portanto, não é necessário fazer nova inscrição. As matrículas de quem estiver na segunda chamada serão feitas nos dias 27 a 30 de julho.

Chamadão

Também entre 27 e 30 de julho, quem não foi convocado na segunda chamada pode manifestar interesse por vagas que eventualmente venham a sobrar no curso de sua escolha. Para isso, basta encaminhar a documentação de matrícula pelo link que consta no edital. Caso as vagas não sejam preenchidas após a segunda chamada, o Deing entrará em contato com os candidatos que tiverem manifestado interesse para confirmar a matrícula.

Atividades não presenciais

Em função da pandemia de Covid-19, os cursos serão ministrados com atividades não presenciais enquanto estiverem suspensas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais no IFSC, dentro das normas da Política de Segurança Sanitária (PSS) e dos Planos de Contingência locais.

Para saber as fases da PSS acionadas em cada câmpus, clique aqui.

Para saber a data de início do semestre 2021.1 em cada câmpus, clique aqui.

Veja os cursos e vagas disponíveis

Câmpus Araranguá

Técnico subsequente em Têxtil – 40 vagas (noturno)
Técnico subsequente em Eletromecânica – 36 vagas (noturno)
Técnico subsequente em Produção de Moda – 40 vagas (vespertino)

Câmpus Caçador

Técnico subsequente em Administração – 40 vagas (noturno)

Câmpus Criciúma

Técnico subsequente em Eletrotécnica – 45 vagas (noturno)
Técnico subsequente em Edificações – 45 vagas (noturno)

Câmpus Gaspar

Técnico integrado em Química – 40 vagas (integral)
Técnico integrado em Informática – 40 vagas (integral)
Técnico subsequente em Administração – 40 vagas (noturno)
Técnico subsequente em Modelagem do Vestuário – 30 vagas (noturno)

Câmpus Jaraguá do Sul-Centro

Técnico integrado em Química – 35 vagas (vespertino) - retificado em 28 de junho
Técnico integrado em Modelagem do Vestuário – 35 vagas (matutino) - retificado em 28 de junho
Técnico subsequente em Têxtil – 35 vagas (vespertino) e 35 vagas (noturno)

Câmpus Jaraguá do Sul-Rau

Técnico concomitante em Desenvolvimento de Sistemas – 40 vagas (vespertino)
Técnico subsequente em Mecânica – 32 vagas (matutino) e 32 vagas (noturno)
Técnico subsequente em Eletrotécnica – 40 vagas (vespertino) e 40 vagas (noturno)

Câmpus Joinville

Técnico integrado em Mecânica – 35 vagas (vespertino)
Técnico integrado em Eletroeletrônica – 35 vagas (matutino)
Técnico concomitante em Mecânica – 32 vagas (noturno)
Técnico concomitante em Eletroeletrônica – 35 vagas (noturno)
Técnico subsequente em Enfermagem – 24 vagas (vespertino)

Câmpus Palhoça Bilíngue

Técnico integrado em Comunicação Visual – 40 vagas (turma para ouvintes, vespertino)

Ingresso em outras cidades

Também em função da pandemia e do desmembramento dos calendários acadêmicos nos diversos câmpus do IFSC, haverá outro processo seletivo para cursos técnicos com ingresso em 2021.2, para os câmpus Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Itajaí, Lages, São Carlos e São José. As inscrições para esse processo seletivo ocorrerão de 3 a 30 de agosto e os cursos ofertados serão divulgados quando o edital for lançado.

ESTUDE NO IFSC NEWS