Curso Superior de Gestão de Turismo traz agenda de lives e podcasts em redes sociais

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 29 jun 2021 15:19 Data de Atualização: 23 jul 2021 10:29

Quem acompanha o Curso de Gestão de Turismo no Instagram - o Gestur - já está acostumado com as dicas de destinos, sugestões de leituras e de filmes e notícias sobre Turismo. Mas a partir deste mês de julho, o projeto vai ampliar o conteúdo relacionado à profissão com duas novidades: podcasts com professores do curso e lives com gestores dos setores público e privado.

No podcast Gesturcast, os alunos Giovane Castro e William Jung vão conversar com professores do curso sobre suas unidades curriculares e como relacioná-las com o mercado de trabalho, falando das habilidades desenvolvidas na unidade e discutindo como esses conhecimentos são aplicados no dia a dia do profissional. A primeira temporada terá 10 episódios, com periodicidade quinzenal e ficará hospedada no Spotify, com chamadas pelos perfis no Instagram e no Twitter

O primeiro episódio está previsto para o próximo dia 3 de julho. Nele a coordenadora do curso, professora Fabiana Calçada de Lamare Leite, falará desde as expectativas dos alunos que ingressam no curso até as possibilidades de atuação deste profissional.

Lives com gestores

E para quem já estuda Turismo, as lives do curso no Instagram pretendem disseminar as boas práticas de gestão em um bate-papo com profissionais que atuam na área. Com programação também a cada 15 dias, os estudantes Paulo Victor Silva e Laura de Oliveira Luz vão conversar com gestores dos setores público e privado. As primeiras lives já estão programadas.

Na primeira semana de julho o tema será "Gestão de Turismo na Prática", com Vini de Lucca falando sobre as ações da SETUR Florianópolis. Na segunda quinzena do mês, Marinês Walkowski vai contar sobre o case de sucesso de Urubici (SC) em "Gestão de Turismo Participativa".

Relação a partir da rede social

Laura, uma das estudantes que vai coordenar a realização das lives tem uma relação bem pessoal com o perfil do curso. "Minha história com o Instagram da Gestur começou antes mesmo de eu me matricular efetivamente no curso. Eu fazia Administração Pública na Udesc mas queria algo diferente, comecei a pesquisar sobre Turismo e descobri o perfil. Com ele pude conhecer melhor a área, a grade curricular, professores, alunos e principalmente sobre as diversas possibilidades de atuação."

Com essas informações, ela não teve dúvidas e participou do edital de transferência externa, ingressando no curso no semestre passado. "Quando soube da oportunidade de participar do projeto, não pensei duas vezes, a rede social Instagram por si só já é uma rede que eu gosto muito de utilizar como ferramenta de trabalho e sempre tive uma pré disposição criativa pra pensar em publicações e formas de atrair a atenção das pessoas para assuntos do meu interesse."

A aproximação proporcionada pela rede social no caso de Laura é um dos motivadores para ter um perfil no Instagram com conteúdo que informa e chama atenção das pessoas, segundo Fabiana. "Muitas pessoas acabam nos conhecendo pela rede social, tiram dúvidas, buscam mais informação. Acaba sendo um meio para muita troca. Até oportunidades de estágio já chegaram por ali", exemplifica.

Ter um perfil, no entanto, exige dedicação para mantê-lo sempre com assuntos novos. Em um ano no Instagram, o Gestur fez mais de 330 postagens de conteúdo e tem uma programação diária de posts. Além de destinos, são sugeridas leituras e filmes e compartilhadas notícias sobre o segmento. Hoje são mais de 1660 seguidores.

Twitter do curso

Outra novidade do Curso de Gestão de Turismo é que ele está também no Twitter: @gestur_ifsc. Além de linkar as notícias do Instagram, as lives e os podcasts, o perfil terá informações sobre calendário acadêmico, matrículas, editais e ações para a comunidade.

O curso no Twitter terá uma linguagem própria da rede social, com textos mais curtos e informação direta, explica a aluna responsável pelas postagens, Isadora Dantas Ritter. "Sempre gostei muito do Twitter e esse ano na época do Sisu postei oferecendo ajuda sobre o curso. Daí nasceu a ideia de ter um twitter do curso", conta ela.

Fazem parte do projeto Gestur no Instagram, as professoras Fabiana Calçada de Lamare Leite (coordenadora) e Risolete Maria Hellmann (coordenadora adjunta), o extensionista Paulo Victor Silva e os estudantes Ana Carolina Fraga, Isete Althoff, Kellen Meireles, Alberto Silveira Simão, Frank James Durignon Fraga, Giovane Amaral de Castro, Isadora Dantas Ritter, Laura de Oliveira Luz e William Luis Werner Jung.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS