Estudantes do Câmpus SLO ingressam no mercado de trabalho por meio do Programa Jovem Aprendiz

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 29 jun 2021 19:10 Data de Atualização: 30 jun 2021 11:23

Andressa Custódio, de 17 anos, é estudante do técnico em Administração do Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC e, desde o início do ano, também atua no setor financeiro da empresa Tevere por meio do Programa Jovem Aprendiz. É o seu primeiro emprego e foi justamente a oportunidade de ganhar experiência no mercado de trabalho que a motivou a participar do programa. Entre os conhecimentos que adquiriu no IFSC e já pôde colocar em prática na empresa, a estudante destaca a forma de comunicação com as pessoas, a produção de relatórios e o uso do computador em planilhas e documentos.

O Programa Jovem Aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) e tem o objetivo de inserir estudantes no mundo do trabalho. É um programa destinado aos jovens de 14 a 24 anos, mas sem limite de idade para pessoas com deficiência.

Além de Andressa, atualmente outros seis jovens aprendizes do Câmpus São Lourenço do Oeste também atuam na empresa Tevere. A Daiely Lazzarotto, de 16 anos, também é uma delas. A estudante do técnico em Administração conta que está tendo vários aprendizados em questão financeira e que um emprego desde nova ensina que nada será fácil. “Estou guardando o dinheiro do menor aprendiz para no futuro usar para uma faculdade, algo que me ajude”, afirma.

Vantagens do programa

Vantagens para os estudantes: o jovem tem carteira assinada, recebe salário mínimo/hora (baseado na carga horária semanal do contrato), direito a férias, 13º salário e FGTS. “Além desses direitos trabalhistas, o programa é uma excelente oportunidade de aprendizado, de colocar em prática as atividades teóricas, ter a vivência do mundo do trabalho, atuar com profissionais experientes da área, conhecer e vivenciar as relações inter-pessoais do mundo do trabalho, iniciar uma rede de contatos na área de atuação. Todas essas experiências preparam o estudante para sua futura atuação profissional”, afirma a professora Daiana Schmidt, chefe do Departamento de Ensino do Câmpus SLO.

Vantagens para as empresas: O IFSC oferta cursos técnicos de qualidade, possibilitando às empresas a contratação de aprendizes qualificados. Além disso, oferece cursos em três eixos tecnológicos, que atendem a diversos setores da empresa. A contratação pode ser feita em qualquer momento e dispensa taxas administrativas ou custos com capacitações, pois os cursos já fazem parte da oferta da instituição.

Até o momento, o Câmpus SLO possui quatro empresas conveniadas: Tevere Indústria e Comércio de Aço Ltda.; Empire Telecom; Pressotto Estrutura e Premoldados; e Sicoob Original.

Quem pode participar?

Para participar, é preciso ser estudante regularmente matriculado nos cursos do câmpus habilitados para o Jovem Aprendiz: técnico concomitante em Administração, técnico subsequente em Logística, técnico concomitante em Informática para Internet e técnico concomitante em Agronegócio. Também é necessário ter de 14 a 24 anos e carga horária disponível para o programa.

Os interessados devem providenciar sua carteira de trabalho e ficar atentos à divulgação das vagas.

Como funciona?

O IFSC divulga as vagas das empresas conveniadas para os estudantes em seus canais de comunicação. Depois, os candidatos encaminham os currículos para participar do processo seletivo da vaga de jovem aprendiz. Além do currículo, algumas empresas também solicitam entrevista.

Uma vez selecionado, a empresa realiza o processo admissional e o IFSC conjuntamente com a empresa providencia o contrato de aprendizagem do Programa Jovem Aprendiz para iniciar as atividades.

O estudante terá acompanhamento de um professor do IFSC e de um supervisor da empresa, que vão orientar, tirar dúvidas e auxiliar em suas funções. Estudante e supervisor devem preencher um relatório de atividades semestrais, para avaliar o andamento das atividades teóricas e práticas, bem como o planejamento de novas atividades para o próximo semestre.

O contrato de aprendizagem tem duração mínima de um ano e máxima de dois anos. A carga horária semanal pode ser de 32, 25 ou 20 horas. Essa carga horária total engloba atividades práticas na empresa e teóricas no IFSC, em que o estudante realiza o curso técnico.

Mais informações

Dúvidas e outras informações podem ser esclarecidas pelo e-mail: estagio.slo@ifsc.edu.br.

AVISOS CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS