Curso de italiano com dicas gastronômicas forma 1ª turma e traz receitas típicas

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 09 jul 2021 15:33 Data de Atualização: 09 jul 2021 15:55

Aprender um novo idioma pode ser um desafio mas também algo muito prazeroso, ainda mais se tiver um incentivo que aguce o paladar. Pois é essa a estratégia do curso online de italiano básico com dicas gastronômicas ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em colaboração com servidores dos institutos federais de Santa Catarina (IFSC) e do Rio de Janeiro (IFRJ).

Na primeira edição do curso, concluída no início de julho, servidores e alunos dos câmpus Floranópolis-Continente (IFSC) e Cáceres (IFMT) puderam aprender italiano e também compartilhar suas receitas.
A professora de panificação e confeitaria internacionais do IFSC, Berenice Giehl Zanetti, aproveitou a oportunidade para mostrar como se faz cantuccini, um biscoito típico italiano. No vídeo, que pode ser conferido abaixo, ela ainda recheia a receita com muitos termos da língua que também está aprendendo.

Já o aluno Alexsandro Sena, que cursa o Técnico em Cozinha no Câmpus Continente, aproveitou a aula de italiano que explicava a origem da pancetta arrotolata para mostrar seu trabalho com embutidos. "Foi uma coincidência porque exatamente  naquele dia estava produzindo uma encomenda de pancetta e pude compartilhar com meus colegas." A panceta é um embutido feito com a barriga de porco e recheada com especiarias. Na versão apresentada por Alexsandro, ela foi enrolada e defumada.

Saiba mais sobre o curso

O curso reuniu formação inicial básica na língua italiana e abordagens gastronômicas com dicas da culinária, arquitetura, história, arte e cultura italiana. Fruto de um projeto piloto, coordenado pelo professor Paolo Targioni, do IFMT Cáceres, com o objetivo de institucionalizar parcerias para atender as comunidades das três instituições, a iniciativa resultou na aprovação da oferta de uma nova turma, no próximo semestre, aberta para estudantes do IFSC, IFRJ e IFMT Cáceres, com duração de um ano de formação.

“Ofertamos nesta primeira turma 32 vagas e tivemos uma grande procura com mais de 100 inscrições. Então, já aprovamos um projeto em edital de extensão do IFMT para curso de dois semestres de duração e ofereceremos também um curso de segundo nível agora em agosto para esta primeira turma ”, conta Targioni.

Realizado em formato virtual, o curso contou com as colaborações dos professores Caio Alexandre Martini Monti, Donato Marcelo Dreher Heuser e Jucélio Kulmann de Medeiros do IFSC, Câmpus Florianópolis-Continente, e da professora de italiano, Sandra Regina Garcia Leite, do IFRJ.

Durante os encontros, os professores Paolo e Sandra abordaram conhecimentos básicos na língua italiana e os docentes Caio, Donato e Jucélio sobre a gastronomia com apresentações de receitas da culinária e vinhos característicos das regiões da Itália. Em meio a contextos históricos, geográficos e culturais, as aulas contaram com apresentações da bolsista do projeto, Nayara Grassioti Almeida, estudante do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática do IFMT Cáceres, sobre obras de arte, escultores e artistas plásticos italianos.

“A presença foi marcante e superou nossas expectativas, considerando as dificuldades existentes na pandemia e a sobrecarga de atividades on-line. O resultado foi excelente com envolvimento dos participantes”, comemora Paolo.

Acompanhe nossos canais de comunicação que em breve divulgaremos o período de inscrições para a segunda turma do curso.

ENSINO EXTENSÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS