IFSC firma cooperação técnica com a Unipampa para realização de estágios

ENSINO Data de Publicação: 23 jul 2021 17:59 Data de Atualização: 29 jul 2021 17:01

É oficial: alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) agora podem realizar estágios na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e vice-versa. Tudo por que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última-terça (20) o termo de Cooperação Técnica entre as instituições. O acordo se estende aos estágios obrigatórios e não obrigatórios e tem duração de cinco anos.

Segundo Jailson de Jesus, coordenador do curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do Câmpus Urupema e articulador da cooperação, a iniciativa surgiu das reuniões das escolas de Enologia. Os coordenadores comentaram em reunião que seria interessante suas entidades terem acordos de estágios, pois estão em regiões diferentes, o que poderia acrescentar na formação dos estudantes.

"Toda oportunidade que acrescenta para a formação dos estudantes é válida. Por isso, estamos desenvolvendo cooperações técnicas com outras instituições. Acredito ser uma oportunidade de acompanhar a produção de uva e vinho de uma região completamente diferente da serra catarinense. Isso irá contribuir e muito para a formação dos estudantes que se interessarem, além de estreitar os laços entre as escolas de Enologia", completa o professor.

Pela Unipampa, a articulação foi do professor Juan Saavedra del Aguila, coordenador do curso de bacharelado em Enologia. Porém, embora a iniciativa tenha partido do curso de enologia, o acordo é de instituição para instituição, ou seja, todos os cursos que tenham equivalentes nas instituições podem participar.

A celebração formal do convênio foi realizada pela Coordenadoria de Inclusão no Mundo do Trabalho, da Diretoria de Assuntos Estudantis, responsável pelas ações de estágio na PROEN, com a Assessoria Técnica do IFSC e pela Pró-reitoria de Graduação da Unipampa.

O coordenador de Inclusão no Mundo do Trabalho do IFSC, Guilherme Koerich, destaca a oportunidade ímpar do projeto. "Este tipo de convênio para concessão de estágio entre instituições de ensino, o qual denominamos de mão dupla, oportuniza que o estudante vivencie novas práticas além daquelas já experienciadas no IFSC e na Unipampa. Várias são as particularidades e benefícios deste tipo de parceria entre instituições de ensino. Os estudantes são os principais beneficiados, pois têm a possibilidade de conhecerem a realidade de novos mercados durante sua formação, além do acesso a diversas oportunidades de estágio e o primeiro emprego", completa.

ENSINO INSTITUCIONAL NEWS