Iniciado período de inscrição para o Enade 2021

ENSINO Data de Publicação: 23 jul 2021 14:17 Data de Atualização: 23 jul 2021 16:17

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou o período de inscrição dos estudantes habilitados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Os coordenadores de curso têm até 8 de agosto para cadastrar os alunos concluintes habilitados a realizar a prova. Após isso, devem informar aos estudantes para que façam o cadastro no Sistema do Enade até dia 13 de novembro.

A aplicação do exame ocorrerá em 14 de novembro e avaliará os concluintes de cursos de graduação. No IFSC, serão avaliados 12 cursos de 11 câmpus (veja abaixo a lista dos cursos do IFSC participantes).

-> O Edital do Enade 2021 já está publicado, com todas as informações sobre a prova.

Quem deve se cadastrar

A inscrição no Enade é obrigatória para alunos concluintes dos cursos selecionados, mesmo esteja afastado ou com matrícula trancada. Caso o aluno concluinte não justifique sua ausência, não poderá colar grau.

Para cursos de bacharelado e licenciatura, é considerado aluno concluinte habilitado aquele que tem expectativa de integralização do curso até julho de 2022 ou que tenha 80% ou mais da carga horária mínima cumprida e não tenha colado grau até 29 de agosto de 2021.

Para cursos superiores de tecnologia, é considerado o aluno que tem expectativa de integralização do curso até dezembro de 2021 ou que tenha 75% ou mais da carga horária mínima cumprida e não tenha colado grau até 29 de agosto de 2021.

Os alunos ingressantes (que entraram no curso em 2021 e têm menos de 25% da carga do curso integralizada até 29 de agosto) também devem se inscrever, porém, não farão a prova.

Como se cadastrar

No momento do preenchimento do cadastro no Sistema do Enade, o estudante deve informar seu CPF, endereço de e-mail e número de telefone válidos. Também deve anexar uma foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Vale ressaltar que os dados pessoais informados no cadastramento devem ser correspondentes aos registrados na Receita Federal.

Além disso, o estudante concluinte que estiver com mais de uma inscrição para o Enade 2021 deve escolher o curso de referência para o preenchimento do Questionário do Estudante e para a realização da prova.

Para preencher o cadastro de participação no exame, todos os estudantes devem ter o login único de acesso aos serviços do Governo Federal, gerado por meio do endereço eletrônico acesso.gov.br. A senha de acesso será necessária para acompanhar a inscrição do estudante no exame, por meio do Sistema Enade, bem como alterar dados cadastrais, preencher o Questionário do Estudante, consultar local de provas e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição.

Caso o estudante já tenha o login único, mas não lembre a senha, é possível recuperá-la. Basta acessar o site acesso.gov.br, informar o CPF, selecionar a opção “Esqueci minha senha” e escolher uma das opções para envio do código de verificação de recuperação da senha: aplicativo Meu gov.br, bancos credenciados, internet banking de bancos conveniados, e-mail ou mensagem de texto (SMS). Em seguida, o sistema irá gerar nova senha.

O Inep também oferecerá atendimento especializado para os estudantes que participarão do Enade 2021. No período de 30 de agosto a 3 de setembro, os estudantes podem solicitar, no sistema do exame, atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social.

Têm direito ao atendimento especializado os estudantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica também podem solicitar atendimento.

-> Acesse o site do Inep e veja como solicitar o atendimento especializado e/ou nome social.

Coordenadores de curso também devem cadastrar participantes

Antes da inscrição, os coordenadores dos cursos enquadrados no Enade 2021 devem declarar, no sistema do exame, a existência de estudantes habilitados ingressantes e/ou concluintes. Vale ressaltar que o Sistema Enade apenas habilitará a funcionalidade “inscrição” após essa declaração.

No momento da inscrição, a instituição de educação superior deve informar o número de CPF do estudante, conforme cadastrado na Receita Federal, bem como os dados acadêmicos. Ao final do processo, cabe à instituição comunicar o estudante sobre sua inscrição no exame.

Os coordenadores de curso que desejarem corrigir a inscrição dos estudantes habilitados para o Enade 2021 devem fazê-lo de 9 a 29 de agosto. No mesmo período, os procuradores institucionais podem retificar os enquadramentos, mediante registro de declaração justificada de não enquadramento no Sistema Enade.

Cursos do IFSC que participarão do Enade 2021:

• Licenciatura em Física – Câmpus Araranguá
  • Sistemas de Informação – Câmpus Caçador