Projeto de extensão quer despertar nas crianças o interesse pelo Astroturismo

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 03 set 2021 16:59 Data de Atualização: 03 set 2021 17:04

Uma das 18 propostas aprovadas com recursos financeiros no Edital de Protagonismo Discente do IFSC pretende despertar nas crianças o interesse pelo Astroturismo - um segmento do Turismo direcionado à observação do céu e dos fenômenos do espaço. O projeto foi idealizado por uma equipe do Câmpus Florianópolis-Continente formada por cinco alunas do Curso Superior em Gestão de Turismo e um servidor do câmpus.

A aluna Ana Laura Gonçalves conta que a ideia surgiu do próprio interesse pelo espaço e da curiosidade da sobrinha de 5 anos pelo tema. "Como sou uma estudante da área, fui pesquisar e descobri que esse segmento é consolidado em alguns destinos do mundo. Existem até aplicativos em Astroturismo", conta.

O projeto propõe, em uma primeira etapa, o aprofundamento da equipe no tema, com pesquisa bibliográfica, e o desenvolvimento de atividades lúdicas com crianças da Escola Estadual Juvenal Miller, da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A escola foi um dos locais utilizados para a realização da atividade de extensão à distância proposta no curso "O Fazer Extensionista", realizado pela equipe este ano.

Ana Laura explica que a primeira parte do projeto tem o objetivo de identificar o entendimento das crianças sobre o assunto (Astronomia e Astroturismo). Depois a equipe pretende explicar os conceitos de forma lúdica e, ao final da apresentação, será solicitado que cada criança elabore um desenho que reflita os seus conhecimentos sobre o que foi explicado. Os materiais produzidos serão reunidos em um vídeo, que servirá como material lúdico para outras crianças.

"Esperamos contribuir com esse segmento, tentar despertar o interesse no Turismo e na Astronomia e chamar atenção para a magia que é o Universo, além de ser um Turismo educativo", afirma Ana Laura.  Além dela, participam do projeto as alunas Ana Patricia Silva Dos Passos, Anelissi Oliveira Telexa, Jeislania Matias Dos Santos e Kellen Cristina Meireles.

Segundo o coordenador do projeto, Tomé de Pádua Frutuoso, as estudantes farão oficinas lúdicas sobre a observação e diferenciação dos corpos celestes e criarão roteiros turísticos com pontos de observação astronômica para que as crianças possam compartilhar com suas famílias, "permitindo que elas articulem os conhecimentos inerentes do curso de Turismo com a Astronomia de forma lúdica".

Conheça o Astroturismo

Por ser um segmento do Turismo não muito convencional, o Astroturismo já virou febre mundial e é também uma tendência do mercado de “lifestyle” - das áreas de saúde e bem-estar. A indústria de viagens passou a criar pacotes que levam os clientes para os lugares mais remotos do planeta, oferecendo experiências desde lugares com instalações de Astronomia e atividades a céu aberto até uma variação de ecoturismo que oferece experiências com a natureza.

EXTENSÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS