Empreendedorismo e inovação: Câmpus Canoinhas oferta curso on-line com apoio de centro de pesquisa do Butantan

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 13 set 2021 17:04 Data de Atualização: 09 nov 2021 18:34

Quer começar um negócio ou uma startup? Pretende atuar no mercado como gestor ou coordenador de inovação? Está precisando de incentivo e orientações? O Câmpus Canoinhas do IFSC está com inscrições abertas para o curso Empreendedorismo e Inovação. O curso será on-line e ministrado por professores do Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares (CENTD), do Instituto Butantan e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A iniciativa do IFSC tem como objetivo formar profissionais da região para atuarem com projetos inovadores e na abertura de novos negócios. Podem participar alunos de graduação e de pós-graduação, professores, técnicos e demais interessados. As inscrições vão até 22 de setembro no Sigaa. São 60 vagas disponíveis e a seleção é por ordem de inscrição, seguindo os critérios estabelecidos no edital.

Clique aqui para se inscrever

O curso terá oito aulas on-line síncronas, às quartas-feiras, 19h, no período de 29 de setembro a 17 de novembro. Além das aulas on-line, os participantes terão atividades para realizar na plataforma, que vão desde pesquisas de mercado até o desenvolvimento de um protótipo.

Mão na massa

Com foco no que se costuma chamar de mão na massa, o curso vai apresentar o universo empreendedor e da inovação, tornando os participantes fluentes em abordagens e metodologias atuais, como o Design Thinking e o Business Canvas, entre outras, que auxiliam o empreendedor a estruturar um projeto e seu modelo de negócio.

Durante todo o curso, os participantes irão receber convidados de universidades, startups e empresas do mercado e participar também de uma atividade prática, cujo objetivo é pensar e propor soluções inovadoras para problemas reais, que podem gerar um novo negócio.

Depois de passarem por vários desafios e ao término do curso, os participantes apresentarão o problema escolhido e a proposta inovadora encontrada para uma banca de avaliadores experientes. Através do que se chama de pitch, que é a exposição oral do negócio, e da entrega de um plano de negócios, os participantes poderão até sair do curso já com um investidor, incubadora ou empresa interessada no negócio.

Live de lançamento

Para quem ficou interessado em fazer o curso Empreendedorismo e Inovação, a coordenação do projeto fará uma live de divulgação nessa quarta-feira (15), às 19h, com todas as informações sobre o processo de inscrição, forma de seleção e programação das aulas. A live é aberta a todos os interessado e será transmitida pelo canal IFSC Canoinhas no YouTube e na página do câmpus no Facebook.

Convite

A proposta do curso foi realizada pela pesquisadora canoinhense e diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Instituto Butantan, Ana Marisa Chudzinski Tavassi, depois de ser homenageada com o título de Cidadã Benemérita pela Câmara de Vereadores de Canoinhas, por indicação do vereador William Godoy. Para retribuir o gesto, a pesquisadora quis propor alguma ação para a região, na área de empreendedorismo. Ex-representante externo no Colegiado do Câmpus Canoinhas, vereador William propôs que a ação fosse realizada de forma conjunta com o IFSC.

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS