Começam hoje os jogos eletrônicos da rede federal (eJIF)

EVENTOS Data de Publicação: 13 set 2021 11:51 Data de Atualização: 13 set 2021 15:51

Começa hoje a primeira edição dos Jogos Eletrônicos das Instituições Federais (eJIF), com participação de 23 estudantes do IFSC nos três jogos em disputa. A competição, organizada pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), vai até sexta-feira, 17 de setembro, com torneios de Free Fire, League of Legends (LoL) e Xadrez Arena.

Os 23 estudantes do IFSC que vão participar do eJIF são dos câmpus Araranguá, Canoinhas, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Xanxerê. Do total, 10 estarão na disputa do LoL, oito no Xadrez Arena (quatro no feminino e quatro no masculino) e cinco no Free Fire.

A abertura do eJIF será às 18h30 desta segunda-feira, 13 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal do evento no YouTube. Haverá transmissão de jogos pelo YouTube e pelo Twitch, em diferentes canais (confia no site do evento quais os canais). As disputas estão programadas para acontecer sempre a partir das 19h.

Apresentação das delegações da região Sul no eJIF, incluindo a delegação do IFSC

Free Fire

No Free Fire, cada equipe terá cinco jogadores, sendo quatro titulares e um reserva. As 29 equipes participantes foram divididas em quatro grupos. As cinco melhores em cada chave passam para a segunda fase, na qual serão divididas em dois grupos de 10. Nessa etapa, novamente as cinco melhores de cada chave passam para a fase final, em grupo único de 10 times. A equipe com melhor pontuação nessa fase será a campeã.

Em cada etapa, todas as equipes se enfrentam em quatro partidas, que começam sempre às 19h. A equipe do IFSC está no grupo B do Free Fire, cujas quatro partidas ocorrem nesta segunda-feira. A segunda fase (semifinal) vai ocorrer na quarta (grupo 1, dia 15) e na quinta (grupo 2, dia 16). Por fim, a fase final ocorre na sexta, dia 17.

League of Legends

No LoL, cada equipe é composta por 10 jogadores, dos quais cinco são titulares e os outros cinco, reservas. O sistema de disputa terá as 32 equipes divididas em oito grupos na primeira fase, que será jogada hoje e amanhã, 14 de setembro, sempre a partir das 19h. O time do IFSC está no grupo D e disputará as seguintes na primeira fase:

13/9 - 19h - IFSC x IFFar
14/9 - 19h - IFSC x IFPA
14/9 - 20h - IFSC x IFRJ

As duas melhores de cada chave passam para a etapa eliminatória, que terá disputa em partida única nas oitavas (quarta-feira, dia 15, às 19h) e quartas de final (também na quarta, às 20h30) e em “melhor de três jogos” na semifinal (quinta-feira, dia 16, às 19h), final e decisão do terceiro lugar (ambas na sexta, dia 17, às 19h).

Xadrez Arena

O regulamento do Xadrez Arena prevê disputa em cinco etapas, uma em cada dia do eJIF, começando sempre às 19h. Em cada etapa, os jogadores recebem pontuação de acordo com sua colocação. Os campeões serão os atletas que tiverem a maior somatória de pontos nas cinco etapas. Se for necessária, uma etapa de desempate será jogada na sexta-feira, dia 17, às 20h30.

A competição é online, nos naipes feminino e masculino. Na modalidade Arena, o atleta é emparceirado com quem estiver disponível. Por isso, pode acontecer de se enfrentar o mesmo adversário mais de uma vez na mesma etapa. Para a classificação geral por instituição, serão somados os pontos dos jogadores atletas na classificação final, tanto no feminino como no masculino, de acordo com sua classificação no torneio.

Para mais informações, acesse o site do eJIF.

EVENTOS