Câmpus Lages é parceiro na tradução de cartilha para pessoa com deficiência

ENSINO Data de Publicação: 21 set 2021 01:30 Data de Atualização: 21 set 2021 10:15

O Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participou da tradução de uma apostila voltada à pessoa com deficiência. O documento, elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) agora conta com versão em Libras, em vídeo, traduzida pelo técnico-administrativo e intérprete do câmpus, Glauber Lima da Silva, e pelo aluno da pós-graduação em Marketing Gabriel da Silva Lima.

O resultado do trabalho será apresentado nesta semana no IX Seminário de inclusão, VIII Encontro de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência e V Seminário de Educação Física Adaptada, organizado pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). A aproximação surgiu numa visita da vereadora Suzana Duarte (Cidadania) ao câmpus, que pediu auxílio ao IFSC na tradução e interpretação de Libras. A vereadora articulou o evento junto à Uniplac. Com isso, o IFSC colaborou com a cessão dos intérpretes e com o evento.

"Foi uma parceria muito boa entre Instituições de educação, que primam para que a educação inclusiva aconteça na prática e não somente no discurso. Há anos o IFSC tem apoiado os surdos na formação técnica, como no caso do próprio Gabriel que está terminando a pós em marketing", comenta Glauber. A cartilha é um documento que aborda temas sobre as pessoas com deficiência, como termos corretos a serem utilizados, a explicação dos tipos de deficiência e uma série de outras informações importantes para todos, não apenas os PCDs.

O aluno Gabriel é "velho conhecido" do IFSC. Ele fez o curso técnico em Informática no Câmpus Lages, tendo se formado em 2014. Para ele, a experiência na tradução do documento foi uma forma de dar mais uma contribuição à comunidade surda. "Fiquei muito feliz porque precisamos demonstrar empatia e apoiar a todos com deficiência, estou muito feliz de poder disponibilizar essa cartilha a todos e melhorar a comunicação de todos na sociedade", diz.

Para Gabriel, o IFSC participar com esse tipo de apoio corrobora com a missão da instituição em proporcionar uma formação cada vez mais inclusiva. "O Câmpus Lages abriu e continua abrindo muitas oportunidades, mostrando que s deficientes físicos e surdos podem ter qualificação para o mercado de trabalho. E com o projeto os intérpretes puderam ajudar muito a comunidade surda de Lages, pois o IFSC sempre apoiou o surdo e outras deficiências nos seus diferentes cursos técnicos", completa.

O Evento

O IX Seminário de inclusão, VIII Encontro de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência e V Seminário de Educação Física Adaptada, organizado pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) iniciou nesta segunda (20) e vai até o próximo dia 24. O evento é online e pode ser acompanhado pelo canal oficial da Uniplac no youtube.

ENSINO CÂMPUS LAGES NEWS