Alunos do Curso de Guia de Turismo promovem tour virtual pela Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

EXTENSÃO Data de Publicação: 15 set 2021 14:14 Data de Atualização: 05 out 2021 16:08

A partir deste domingo, 19 de setembro, você poderá conhecer a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, em Florianópolis, sem sair de casa. Um tour virtual realizado por alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC vai mostrar toda estrutura, história e curiosidades dessa fortificação do século 18.

Serão 10 episódios, exibidos aos domingos às 10h no canal do Câmpus Florianópolis-Continente no YouTube e nas redes sociais do IFSC. Os vídeos também terão tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está localizada em uma pequena ilha na Baía Norte e é acessível apenas por meio de embarcações. Ela faz parte do conjunto de três fortificações que, juntamente com as de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim, compunham o triângulo defensivo local. Estes monumentos recebiam mais de 190 mil pessoas por ano antes da pandemia e permanecem fechados por tempo indeterminado.

Em 2018 e 2019, alunos do curso fizeram o guiamento presencial na  Fortaleza de São José da Ponta Grossa, mas com as restrições por conta da Covid-19, migraram para o online. A coordenadora do projeto, professora Maria Helena Alemany Soares, explica que com esse novo formato pode-se manter a formação dos alunos diante da nova realidade e promover uma experiência turística de qualidade a um dos atrativos históricos mais importantes de Santa Catarina. "Pudemos oportunizar, em período pandêmico, uma alternativa de lazer e aprendizado a moradores e turistas virtuais e promover aos estudantes um exercício prático inovador na área de guiamentos."

O projeto tem a parceria da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC/SECARTE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - gestora das fortalezas há 40 anos.

Experiência

No ano passado, houve uma primeira experiência de tour virtual, realizada na Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Foram 10 episódios, que tiveram mais de 17 mil visualizações. "Alcançamos um público ainda maior e mais diversificado com o guiamento virtual'', comemora Maria Helena.

O guiamento pela Fortaleza de Santo Antônio de Ratones tem como objetivo dar continuidade ao projeto e fortalecer a experiência turística no formato virtual. “Os alunos terão a oportunidade de aprofundar-se em pesquisas e aprimorar suas técnicas de guiamento. Além disso, todo o trabalho estará alinhado ainda com diretrizes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), uma vez que parte das fortalezas sob os cuidados da UFSC é candidata a se tornar Patrimônio Mundial pela UNESCO”, completa Maria Helena.

Saiba mais sobre o curso

O Curso Técnico em Guia de Turismo busca preparar estudantes para promover e valorizar os atrativos turísticos de Santa Catarina e do Brasil. O curso é composto por disciplinas, como História e Geografia de Santa Catarina, Patrimônio Cultural, História da Arte, e Técnicas de Guiamento.

O objetivo do curso é formar um profissional para conduzir visitantes e turistas em viagens, orientando-os e informando-os sobre o destino de forma a integrá-los ao contexto visitado, com base em roteiros turísticos e respeitando os princípios de responsabilidade socioambiental. O curso é subsequente, ou seja, destinado a quem já concluiu o Ensino Médio.

TÉCNICO SUBSEQUENTE EXTENSÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS