Pular para o conteúdo

Notícias

Divulgada segunda chamada para cursos técnicos

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 16 set 2021 12:16 Data de Atualização: 21 set 2021 18:30

Está disponível no Sistema de Resultados a segunda chamada para os cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes dos câmpus Canoinhas, Chapecó, Florianópolis-Centro, Florianópolis-Continente, Itajaí, Lages, São Carlos, São José e Tubarão referentes ao Edital 14/2021/2. Os candidatos selecionados devem fazer a matrícula pela internet entre 17 e 22 de setembro, seguindo os links e orientações do item 6 do edital.

-> Veja a página com orientações para matrícula

Também entre 17 e 22 de setembro, os candidatos convocados em lista de espera (chamadão) devem manifestar interesse nas vagas, enviando pela internet os documentos de matrícula de acordo com o item 6 do edital.

-> Clique aqui para entender como funciona o chamadão

Como ver o resultado?

O resultado com a lista de candidatos sorteados está disponível no Sistema de Resultados do IFSC. Ao entrar no sistema, selecione o tipo de curso (técnico integrado, concomitante ou subsequente), a cidade de oferta do curso para o qual você se inscreveu, o curso e a Chamada 2. Nesta página está disponível a lista de aprovados e também a lista de convocados em lista de espera.

-> Clique aqui para saber se você foi selecionado

O que é a segunda chamada?

Nesta etapa do processo seletivo, as vagas que não foram preenchidas pelos candidatos sorteados em primeira chamada são colocadas à disposição dos próximos classificados na ordem do sorteio. Não há novo sorteio: é considerada a sequência da lista da primeira chamada. Você pode saber sua posição na lista consultando o boletim de desempenho em nosso sistema de ingresso, clicando em "já me inscrevi".

Como fazer a matrícula?

Para garantir a sua vaga, o candidato sorteado na segunda chamada precisa efetuar sua matrícula que, em função da pandemia, está sendo realizada de forma on-line. Para isso, deve preencher o formulário cujo link está disponível no item 6.3.1 (páginas 13 e 14) do Edital 14/2021/2. É preciso clicar no link de acordo com o câmpus para o qual você foi selecionado.

Que documentos precisam ser enviados na matrícula?

Toda a documentação necessária para a realização do procedimento da matrícula on-line está descrita no item 6.3.1 (páginas 14 a 16) do edital e deverá ser encaminhada durante o período de matrícula. Para isso, será necessário fazer o upload dos documentos no próprio formulário, o que significa anexar o que for pedido durante o preenchimento do formulário on-line.

-> Clique aqui para ver um passo a passo de como preencher o formulário

No Portal do IFSC, você encontra mais detalhes desses documentos, bem como modelos de declarações.

-> Acesse aqui as orientações para a matrícula e modelos de documentos

No caso dos estudantes com menos de 18 anos, todos os documentos previstos no edital que necessitam de assinatura devem conter as assinaturas dos responsáveis legais.

O formulário enviado deverá ser salvo pelo candidato para utilização futura, caso seja necessário, pois somente com o comprovante de envio do formulário preenchido é que o candidato poderá entrar em contato via e-mail com o câmpus de oferta do curso para esclarecer eventuais dúvidas.

Como saber se os documentos de matrícula foram recebidos pelo IFSC?

Os câmpus têm o prazo de até cinco dias úteis após o encerramento do período de matrícula, ou seja, cinco dias úteis após o dia 22 de setembro, para confirmar o recebimento dos documentos e solicitar outros faltantes, se for o caso. O contato será realizado por e-mail de acordo com o endereço de e-mail informado pelo candidato no preenchimento do formulário de matrícula, por isso preste atenção na hora do preenchimento. O prazo para que o candidato encaminhe a documentação faltante será estabelecido pelo câmpus nesse e-mail de resposta.

É preciso entregar algum documento de forma física?

No momento, em função da pandemia, todo o envio da documentação deve ser feito de forma on-line. Quando o IFSC retornar às atividades presenciais integralmente, os candidatos terão que fazer a validação dos documentos enviados, apresentando então os documentos originais ou cópias autenticadas no câmpus de oferta do curso.

Chamadão: o que é e como funciona?

Além dos candidatos aprovados em segunda chamada, o IFSC convoca também até 300 candidatos da lista de espera por curso para um processo denominado “Chamadão”. Esses candidatos precisam enviar os documentos no mesmo período dos selecionados na segunda chamada - de 17 a 22 de setembro.

O Chamadão é feito para otimizar o preenchimento das vagas de forma que o maior número de alunos possa ingressar no curso desde o primeiro dia de aula. Os candidatos do chamadão são convocados para manifestar o interesse na vaga. Caso os selecionados para segunda chamada não se matriculem, então o IFSC convoca os candidatos do chamadão.

-> Clique aqui para entender como funciona o chamadão

Em 29 de setembro, o IFSC divulgará os candidatos aprovados da lista de espera que manifestaram o interesse na vaga.

Como entrar em contato com o câmpus?

O processo de matrícula deve ser feito com o preenchimento do formulário indicado no Edital 14/2021/2. Em caso de dúvidas, pode-se entrar em contato por e-mail com o câmpus onde o curso é ofertado. Como não está havendo atividades administrativas presenciais em função da pandemia de Covid-19, não há possibilidade de atendimento presencial ou por telefone. Os endereços de e-mail de cada câmpus estão na página 17 do edital.

Quando começam as aulas?

Em função da pandemia, os câmpus do IFSC estão com calendários próprios. O candidato deve conferir a data de início das aulas no calendário acadêmico do câmpus onde o curso será ofertado. Os calendários estão publicados no site do IFSC.

-> Acesse o calendário do seu câmpus

As aulas serão on-line ou presenciais?

Enquanto as atividades acadêmicas e administrativas presenciais estiverem suspensas ou restritas, as aulas serão ofertadas com uso de atividades não presenciais (ANP). A definição das atividades que podem ser desenvolvidas presencialmente depende da fase da Política de Segurança Sanitária (PSS) acionada pelo câmpus. Clique aqui para ver a situação das atividades presenciais em cada câmpus.

ESTUDE NO IFSC

Nó: liferay-ce-prod01

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.