O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Joinville é reconhecido pelo MEC com nota de excelência

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 29 set 2021 17:18 Data de Atualização: 09 nov 2021 18:56

O curso superior de bacharelado em Engenharia Elétrica do Câmpus Joinville do IFSC foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), pela portaria nº 1.077, publicada na última sexta-feira (24) no Diário Oficial da União (DOU). O reconhecimento é ato fundamental para a existência do curso e condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição.

Responsável pela organização da documentação necessária para a avaliação, o ex-coordenador do curso, professor José Flavio Dums, conta que, entre os pontos de destaque citados pelo relatório do MEC, estão a estruturação do curso, no que se refere a disciplinas, organização curricular e metodologias, e a qualificação dos docentes, já que aproximadamente dois terços dos professores são doutores.

Em uma escala de 1 a 5, o curso obteve o conceito 4, nota considerada de excelência na classificação do MEC. Para o atual coordenador de Engenharia Elétrica, professor Jeferson Luiz Curzel, o conceito demonstra que o curso como um todo é muito bem qualificado e estruturado, tanto na parte de pessoal, de docentes e técnico-administrativos, como em infraestrutura, especialmente laboratórios e biblioteca.

“Obviamente que existem muitos pontos a melhorar, e nossa busca será sempre por atingir o conceito 5. Contudo, o conceito 4 é uma grande conquista para um curso novo como o nosso”, ressalta professor Jeferson. Iniciado em 2016, o curso formou os primeiros engenheiros eletricistas em abril deste ano.

“As perspectivas são de melhoria contínua, visto que a ciência não para. Nossos docentes estão bastante comprometidos com a busca do estado da arte nos assuntos que trabalham, inclusive buscando ampliar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão”, complementa professor José Flavio.

Neste sentido, os professores destacam como ponto importante o trabalho que está sendo desenvolvido para implementar no curso a curricularização da extensão, que vem somar experiências diferenciadas ao perfil do estudante, para além do estágio curricular obrigatório.

Conheça o curso

O curso de Engenharia Elétrica tem grande ênfase em aulas práticas e em experiências de laboratório. A formação profissionalizante envolve aulas de instalações elétricas, equipamentos elétricos, sistemas de energia, eletromagnetismo, máquinas elétricas e mercado de energia elétrica, entre outras.

O Câmpus Joinville oferta 40 vagas por ano, com ingresso no primeiro semestre, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado do MEC que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção dos candidatos.

Assim como os demais cursos do IFSC, o curso é gratuito. Na região, Engenharia Elétrica do Câmpus Joinville tem o diferencial de ser ofertado no período noturno, com dez semestres de duração.

INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.