Pesquisa detalha perfil do consumidor de vinho na Serra Catarinense

ENSINO Data de Publicação: 27 set 2021 18:01 Data de Atualização: 28 set 2021 09:42

Quem consome mais vinho, o homem ou a mulher? E quais as faixas etárias que mais o bebem na Serra Catarinense? Essas perguntas agora têm respostas e graças a uma pesquisa realizada pelo Câmpus Lages do IFSC. A aluna Anahi Macario, da pós-graduação em Marketing, apresentou nesta semana o relatório com os resultados de uma pesquisa que visa compreender os hábitos de consumo de vinho na região. A atividade fez parte da disciplina Comportamento do Consumidor, ministrada pela professora Mônica Liberato.

A ideia da pesquisa surgiu para harmonizar a curiosidade acadêmica com o apreço da aluna pela bebida. “Fui a primeira a sugerir, como consumidora ativa de vinhos. E a região é produtora da bebida, então achei interessante fazer uma pesquisa sobre e confirmar, ou não, se as pessoas que moram na Serra produtora de vinhos realmente são consumidores do produto”, comenta Anahi, que é formada em administração. Participaram também da atividade os alunos Gabriel Lima, William Fernandes e Vinícius Farias.

A pesquisa

Por meio de um formulário com 20 questões semiestruturadas com questões abertas e de múltipla escolha a aluna traçou o perfil de consumo da bebida na região. Foram 125 respostas, que resultaram num relatório de dados capazes de serem filtrados e cruzados para análise. “A ideia era avaliar o consumo, apenas. Mas com o cruzamento de dados achamos respostas interessantes sobre o consumo por gênero, por exemplo. Fiz um relatório e apresentei na ferramenta Google Data Studio com vários gráficos, onde é possível filtrar também por renda mensal, idade, formação acadêmica…”, completa.

Confira o relatório completo aqui.

A pesquisa mostrou que o consumo de vinho é muito semelhante entre homens e mulheres, inclusive nos atributos e características da bebida na hora da compra. Também foi possível perceber na pesquisa que o serrano consome de uma a cinco garrafas de vinho por mês. “Um número tímido, mas otimista”, acrescenta Anahi.

Apresentando ao setor produtivo

E foi em busca desses números que empresas têm demonstrado interesse na pesquisa. A primeira empresa a se interessar pelos dados foi a Empório Pelicano, loja especializada na bebida. "Considero a pesquisa fundamental para que lojas especializadas possam ter embasamento no momento das decisões cotidianas. Sejam estas, compra, atendimento, marketing digital assertivo, até a venda final, englobando os vinhos nacionais e de outros países.", destaca Guilherme Duarte, empresário.

Para a aluna, é importante o contato com o setor produtivo para complementar a formação e promover o curso. “É uma oportunidade para divulgar um trabalho realizado no curso de pós-graduação em Marketing do IFSC. Dessa forma, os trabalhos não ficam apenas como requisito para cumprimento de atividade e sim como uma contribuição para a sociedade, uma forma de praticar a teoria estudada em sala de aula”, emenda Anahi.

A professora Mônica Liberato também destaca o caráter prático da atividade. “A pesquisa de comportamento do consumidor de vinho da Serra Catarinense foi muito importante, tanto do ponto de vista acadêmico como do aprendizado prático que os alunos tiveram. Além disso, com o compartilhamento dos resultados ela ajuda no desenvolvimento local. Precisamos cada vez mais transformar as pesquisas acadêmicas em pesquisas aplicadas”, comenta.

Próximos passos

O trabalho foi aceito para ser apresentado na III Mostra Virtual de Ciência e Tecnologia do IFSC. Ainda, a aluna pretende continuar apresentando os resultados a outros produtores e vendedores de vinho da região. A aluna também pretende aprofundar os dados da pesquisa para a realização do trabalho de conclusão de curso (TCC) juntamente com o colega Gabriel Lima, previsto para dezembro. “Agradeço muito a professora Mônica pela oportunidade de realização da pesquisa e pelo apoio na sua aplicação e compartilhamento dos resultados”, finaliza Anahi.

ENSINO CÂMPUS LAGES PESQUISA NEWS