Projeto do Câmpus Florianópolis é finalista do Brasil Design Award 2021

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 30 set 2021 16:02 Data de Atualização: 30 set 2021 18:04

Em sua primeira participação, estudantes do curso superior de Tecnologia em Design de Produto estão na final do Brasil Design Award 2021, um dos prêmios mais importantes da área no país. O projeto finalista é o Amor de Óleo, um aplicativo para a integração entre doadores, usuários e produtores para o recolhimento e reaproveitamento correto de óleo de cozinha usado.

Desenvolvido por Kelven de Souza Carvalho e Noelle Atkienson Ornelas, com orientação das professoras Carla Arcoverde de Aguiar Neves e Deise Albertazzi GonçalvesTomelin, o aplicativo inclusive já foi apresentado a administrações municipais da Grande Florianópolis e está em negociação para uma possível implementação em 2022. “Ficamos em êxtase ao vermos nossa classificação, afinal, é uma lista que reúne os 30 melhores projetos de estudantes do país”, conta Kelven..

Além da premiação principal na categoria Design de Impacto Positivo, subcategoria estudantes, o Amor de Óleo e um segundo projeto - o conjunto Mirai,  inscrito pelo Câmpus, mas que não foi classificado à final - podem levar ainda o troféu na categoria Voto Popular. Os links de votação estarão disponíveis até 27 de outubro no site do concurso.

Os dois projetos tiveram a orientação das professores Carla Arcoverde de Aguiar Neves e Deise Albertazzi Gonçalves Tomelin.Saiba um pouco mais sobre eles aqui.

A professora Carla conta que o Amor de Óleo foi um projeto de disciplina que surpreendeu – a cada semestre, os estudantes do IFSC precisam realizar um Projeto Integrador, que é o mais importante – e não era o caso do aplicativo. “Ele era um projeto de uma intenção menor, de disciplina comum, mas o trabalho da Noelle e do Kelven foi surpreendente. A gente viu que tinha potencial, eles conseguiram se aprofundar na pesquisar para fundamentar a demanda e justificaram e conceberam muito bem o projeto. É o que nós, como professores, esperamos quando falamos de algo mais sistêmico, que engloba o que chamamos de sistema produto-serviço. Ficou muito bom, tanto que estamos aí com esse resultado”.

Para ela, o principal diferencial foi a criação de um serviço, por meio do aplicativo, para a gestão de um resíduo que tem um impacto ambiental significativo. “Fizemos pesquisas de recursos, sistemas e softwares relativos ao tema e não achamos nada semelhante”, lembra a professora. “A proposta desse serviço, da forma como foi feita, é de uma inovação muito grande”, finaliza.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS