Câmpus Canoinhas oferta curso de formação para professores de Geografia da rede pública de todo país

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 07 out 2021 13:44 Data de Atualização: 08 out 2021 10:15

Estão abertas até 13 de outubro as inscrições para cursos de qualificação profissional e de idiomas no IFSC, por EaD ou por atividades não presenciais. Neste ciclo, o Câmpus Canoinhas oferta o curso de formação continuada em Metodologias para o Ensino de Geografia. São 50 vagas destinadas a professores do ensino de Geografia da rede pública de educação.

Desenvolvido para atender solicitações recorrente das secretarias de Educação, municipais e do Estado, por formação continuada nessa área, o curso teve sua primeira turma no semestre passado e contou com alunos de todo país. “Tivemos debates enriquecedores, uma vez que conhecemos diferentes realidades do Brasil. As trocas de metodologias compartilhadas em aula foram muito importantes para os estudantes que falaram que vão utilizar e agregar em sua prática docente”, analisa o coordenador do curso e professor de Geografia do Câmpus Canoinhas, Yuri Lima Perotto.

Elciane Valente de Meneses de Almeida, de Terra Santa, município do oeste do Pará, foi uma das alunas da turma. “Esse curso se tornou um marco em minha vida”, enfatiza Elciane, de 24 anos. Recém-formada, ela passou no concurso do município há um ano e, atualmente, atua como professora de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Raimunda da Costa Bentes.

“Todas as nossas aulas foram marcantes e em cada uma delas saímos transformados. Não só em nosso modo de trabalhar os conteúdos geográficos, mas também na forma como vamos olhar para a educação daqui pra frente. Percebendo que cada um de nós tem batalhas diárias para vencer em prol de uma educação transformadora, mas que não estamos sozinhos, existem colegas que compartilham as mesmas lutas em casa região do nosso país”, ressalta a professora paraense.

Além de dizer que, graças ao curso, suas metodologias estão atualizadas, renovadas e em constante transformação, Elciane conta que fez questão de compartilhar tudo. “Meus colegas de trabalho aqui de Terra Santa também agradecem, porque as ricas metodologias que aprendi no curso compartilho com eles sempre que um momento oportuno surge. Meu sentimento ao finalizar o curso é de gratidão ao professor Yuri Lima Perotto e ao IFSC por acreditarem e incentivarem a criação de cursos como esse que transformam a vida de pessoas que estão perto, mas que também podem estar tão distantes de vocês, como eu, que estou aqui no interior do Pará.”

Sobre o curso

Com carga horária de 40 horas, o curso começa neste mês e segue até fevereiro de 2022, com atividades não presenciais (ANP) semanais em aulas síncronas (no período noturno) e assíncronas, dialogadas e expositivas, em ambiente virtual.

As inscrições on-line para o curso devem ser feitas até 13 de outubro, pelo sistema de ingresso do IFSC. A seleção será por sorteio público, realizado em 14 de outubro. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia seguinte. Os selecionados deverão encaminhar a documentação de matrícula pela internet entre 18 e 21 de outubro.

Todas as informações e o link de inscrições estão no Edital 20/2021-2. Clique aqui para acessar.

O curso do Câmpus Canoinhas faz parte de uma relação de mais de 50 opções de qualificação profissional e de cursos de idiomas que o IFSC está ofertando neste ciclo, por EaD ou por atividades não presenciais. Todos os cursos são gratuitos. Clique aqui para conferir as opções.

CÂMPUS CANOINHAS ESTUDE NO IFSC NEWS