O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Lançada a sexta edição da ReVista Multimídia Bilíngue

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 11 nov 2021 15:19 Data de Atualização: 11 nov 2021 15:24

Foi lançada a sexta edição da ReVista Multimídia Bilíngue, publicação online do Câmpus Palhoça Bilíngue. A edição tem sete matérias, escritas em língua portuguesa e com tradução para a língua de sinais (Libras).

A ReVista, criada em março de 2019, é uma publicação de textos curtos, sempre acompanhados de tradução em Libras (em vídeo) e de farto material visual. "Os temas são selecionados com os professores, principalmente os que trabalham com projetos multimídia em aula, dos TCCs [trabalhos de conclusão de curso], projetos de pesquisa e extensão e das dissertações e teses que estão acontecendo no semestre. E sempre tem um convidado especial externo que tenha algum trabalho relacionado com acessibilidade, que se destaque em algum aspecto", explica a professora Renata da Silva Krusser, uma das idealizadoras da revista multimídia.

Um dos temas tratados na sexta edição da ReVista são os projetos tipográficos usando lettering, o desenho artesanal de letras. Elementos da linguagem visual aparecem em outra matéria, que explica como um elemento simples - por exemplo, ponto, linha, plano, textura ou cor - pode ser usado como a solução de comunicação em uma composição.

Ainda com relação à produção audiovisual, há uma matéria a respeito do desenvolvimento de conteúdo para um canal do YouTube, com exemplos de canais de arte e cinema. Aparecem ainda nesta edição da ReVista a apresentação do jogo Explorer, com dicas sobre a produção de um jogo de tabuleiro que foi desenvolvido também em Libras e com versão online, e uma matéria sobre narrativas de imersão com dois objetos de aprendizagem desenvolvidos com esse foco .

A empresa júnior do Câmpus Palhoça Bilíngue (iDEV) é apresentada em outra matéria. Os participantes da empresa, que se reinventou explorando a tecnologia para ajudar no trabalho remoto, relatam nele os desafios enfrentados na gestão de projetos. Por fim, há a participação do convidado externo, que na sexta edição da ReVista é a LevantLab, um coletivo de programadores, designers e pesquisadores que tem como objetivo desenvolver projetos acessíveis e de relevância social.

Para mais informações, acesse a publicação no link disponível no menu à direita no site do Câmpus Palhoça Bilíngue ou entre em contato pelo e-mail revista.phb@ifsc.edu.br.

 

INSTITUCIONAL CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.