Pular para o conteúdo

Notícias

Cinco projetos do IFSC serão apresentados na 45ª Reditec

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 12 nov 2021 16:15 Data de Atualização: 16 nov 2021 09:02

Cinco projetos do IFSC foram selecionados para apresentação na 45ª Reunião dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será realizada de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2021, em Brasília.

Serão duas atrações musicais e três relatos de experiência. As atrações musicais são:

IFSC Canta pela Paz - Câmpus Jaraguá do Sul

“IFSC Canta” é o nome do coral virtual idealizado pelo psicólogo do Câmpus Jaraguá do Sul – Rau Afonso Vieira, em 2020. O objetivo foi ter uma alternativa para a prática do canto coral durante a pandemia, quando não havia a possibilidade dos encontros presenciais. Além de psicólogo, Vieira também tem formação em Música, é instrumentista, compositor e arranjador. A música “Paz pela Paz”, de Nando Cordel, foi escolhida pela sua mensagem: “Cantar a paz é propício para a situação de estresse e ansiedade que vivemos”, destaca. Essa foi uma primeira canção, mas há a possibilidade de dar continuidade ao projeto.

No Compasso das Letras – Câmpus Joinville

O professor Miguel Tobias Bahia é engenheiro mecânico e também tem formação em música. Como sempre participa de atividades culturais no IFSC, em 2019, com a bibliotecária do Câmpus Joinville, Jussiane Ribeiro da Luz, escreveu o projeto de Extensão “No Compasso das Letras”, que tinha como objetivo realizar apresentações de música e declamação de textos literários na Biblioteca, durante os intervalos das aulas, com a participação dos alunos. Porém, por se tratar por uma atividade presencial, devido à pandemia, não foi colocada em prática.

Assim, o professor resolveu criar um vídeo a partir de uma crônica de Clarice Linspector, “Se eu fosse eu”, do livro “A Descoberta do Mundo”, e a música “Emotiva nº 1”, de Hélio Delmiro, que foi aprovada para exibição na Reditec. Segundo o professor Miguel, a intenção é retomar o projeto quando as atividades presenciais retornarem. “É um projeto que visa estabelecer um diálogo entre dois universos: o universo da letra e o universo da música”, afirma.

Os relatos de experiências exitosas selecionados são:

Elaboração e distribuição de material bilíngue para atendimento dos imigrantes haitianos nos postos de saúde de São José – Câmpus São José

O projeto foi realizado em 2020 em parceria entre o Câmpus São José do IFSC, a com a Secretaria Municipal de Saúde e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de São José. O objetivo foi entender como os imigrantes haitianos utilizavam os serviços de saúde do município e quais suas principais dificuldades. Ao constatarem que muitos tinham dificuldades em compreender o português, foram elaborados materiais, impressos e digitais, com informações sobre saúde em português e em crioulo haitiano.

O projeto foi idealizado pelas professoras Ana Paula Pruner de Siqueira e Sandra Albuquerque Reis Fachinello. O projeto gráfico ficou por conta da bolsista Luana Cristina Farias, do curso técnico integrado em Telecomunicações, e a tradução foi feita pelas estudantes haitianas do Câmpus São José Guishneighdine Clersaint e Madolona Mompremier Declasse. Em 2021, foram realizadas traduções de novos materiais sobre assuntos diversos, como saúde mental, saúde da mulher, parto, violência obstétrica, documentos necessários na Receita Federal, entre outros. O material será disponibilizado no formato de um aplicativo que será lançado em dezembro. Veja os materiais disponibilizados na Wikipedia do Câmpus São José.

Blog do IFSC – Reitoria

Lançado em setembro de 2019, o Blog do IFSC é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação. Aborda semanalmente assuntos identificados nas principais dúvidas recebidas nas mídias sociais da instituição e outros que não tenham necessariamente um apelo factual para serem abordados como notícia, mas que tratam de assuntos relacionados ao IFSC ou que se relacionem à atuação do Instituto.

Os conteúdos ajudam a divulgar o que a instituição faz, os serviços prestados aos cidadãos e a explicar também seus cursos e seu funcionamento - tudo de uma maneira mais leve e descontraída, com linguagem simples. O formato permite ainda que sejam tratadas questões da atualidade, mesmo que não sejam apenas sobre o IFSC.

IFSC Verifica – Jornalismo, Ciência e Tecnologia no combate à desinformação – Reitoria

O IFSC Verifica é um projeto voltado à produção de informação científica clara e confiável sobre a pandemia de Covid-19. Produzido pela Diretoria de Comunicação, recorre aos pesquisadores do IFSC para encontrar respostas às principais dúvidas sobre os variados aspectos dessa problemática. A iniciativa foi implantada como projeto de Extensão, submetida a edital específico para projetos de combate à pandemia e, devido ao sucesso e repercussão, foi continuado em 2021. Desde maio de 2020, quando foi lançado, já foram publicadas 42 reportagens abordando questões relevantes e atuais da pandemia, usando como fontes prioritárias de informação os servidores do IFSC, além de fontes qualificadas de outras instituições, como a UFSC.

Reditec tem inscrições abertas

Quem quiser participar da 45ª Reditec, pode se inscrever, gratuitamente, no link de inscrições.

A Reunião dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) reúne os dirigentes de todos os institutos federais, dos centros federais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, das escolas técnicas vinculadas às universidades federais e do Colégio Pedro II. Busca avaliar práticas e resultados, à luz das características e finalidades da Rede, partindo da realidade e dos desafios de instituições pluricurriculares e multicâmpus, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos e suas práticas pedagógicas.

Percorrendo diferentes regiões do Brasil desde sua primeira edição, 45ª Reditec acontece em Brasília entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2021. Atenta ao contexto de pandemia, a 45ª edição da Reunião será um evento híbrido, mesclando atividades presenciais e on-line em sua programação.

-> Saiba mais no site da Reditec

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU CÂMPUS JOINVILLE CÂMPUS SÃO JOSÉ INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod02

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.