Pular para o conteúdo

Notícias

Câmpus Chapecó retoma até 80% das atividades presenciais em 29 de novembro

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 18 nov 2021 17:37 Data de Atualização: 19 nov 2021 15:18

Com o avanço da vacinação em todo o estado de Santa Catarina e maior controle da pandemia da Covid-19, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) acionará a Fase 4 da Política de Segurança Sanitária (PSS) a partir de 29 de novembro no Câmpus Chapecó. A aprovação foi realizada pelo Colegiado do Câmpus Chapecó, na tarde desta quinta-feira (18), conforme autorização do Conselho Superior (Consup)

Conforme as definições da (PSS), serão permitidas atividades presenciais de até 80% da comunidade acadêmica, atendimento ao público externo e todas as atividades que já eram permitidas na Fase 3. 

Veja aqui a Resolução nº 13/2021 - Acionamento da fase 04 de retorno ao presencial no Câmpus Chapecó.

O que muda da Fase 3 para a Fase 4?

Na Fase 3, a norma previa que até 50% da comunidade acadêmica estaria apta a retornar às atividades acadêmicas e administrativas presenciais. Para o acionamento da Fase 4, o número é alterado para 80% da comunidade. Para garantir a alteração, foi necessária uma verificação, na região de saúde em que se encontra o câmpus, de Risco Potencial moderado por pelo menos 21 dias consecutivos (com base no mapa de risco divulgado pelo Governo de Santa Catarina) ou vacinação de 50% da população considerada apta na região de saúde onde se encontra o câmpus. 

A direção do câmpus também apresentou ao Colegiado a verificação do dimensionamento do número de servidores e dos setores que necessitam trabalhar presencialmente, efetivou um mapeamento de espaços a serem utilizados, de horários e fluxos de atividades. Os pré-requisitos incluíram ainda uma análise de relatório de acompanhamento de implantação da Fase 3 elaborado pelas Comissões Locais de Contingência, a partir de orientações do Comitê Técnico-Científico (CTC) e autorização do Consup para acionamento da Fase 4 a partir de parecer do CTC. 

Atividades presenciais permitidas

A prioridade de retorno é para os estudantes formandos para aulas de laboratório e realização de experimentos para a conclusão de Projetos Integradores e TCC. Continuará ocorrendo também - conforme iniciado na fase 3 - o retorno integral de aulas de laboratório com escalonamento de dias e horários, de estudantes de cursos EJA; e de outros grupos de estudantes considerados prioritários pelo câmpus. Ainda continuarão sendo disponibilizados os laboratórios de informática a estudantes sem acesso às ANP. Na dúvida, os estudantes devem procurar a coordenação do seu curso. 

Para viabilizar o atendimento ao público externo, os servidores deverão retornar com 50% da carga horária semanal de forma presencial, a partir do dia 29 de novembro. Parte deles já está trabalhando em regime presencial no câmpus desde as últimas fases.

Estudantes podem continuar estudando em casa 

Entre as alterações da PSS mais importantes aprovadas pelo Consup está a possibilidade de os estudantes optarem por permanecer em regime remoto até 31 de dezembro de 2021, sem necessidade de justificativa específica. A partir do dia 17 de janeiro de 2022, a permanência dos estudantes em regime remoto poderá ocorrer de acordo com o que for deliberado no Colegiado de cada câmpus.  Essa medida visa auxiliar os estudantes que não moram na mesma cidade dos câmpus e que teriam dificuldades em retornar antes dos feriados e férias de final de ano.

Outras fases da PSS

O IFSC iniciou na fase zero, com a suspensão total das atividades administrativas e acadêmicas presenciais, sendo permitidas somente atividades essenciais e excepcionais no período. No momento, resta somente o acionamento da última fase, a Fase 5, com o retorno integral das atividades quando houver a superação da situação de emergência sanitária no estado de Santa Catarina ou conclusão do cronograma vacinal previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Veja aqui como é feito o acionamento de fases.

Saiba mais na página oficial do IFSC sobre a Covid19.
 

CÂMPUS CHAPECÓ INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod01

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.