Pular para o conteúdo

Notícias

Colegiado aciona fase 3 da PSS e aprova calendário para 2022

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 18 nov 2021 20:36 Data de Atualização: 25 nov 2021 16:45

O Colegiado do Câmpus Florianópolis-Continente decidiu nesta quinta-feira (dia 18) pelo acionamento da fase 3 do Plano de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC já a partir do dia 19 de novembro. Com isso, todos os setores do câmpus estão sendo mobilizados para organização dos espaços.

Já para os estudantes, o acionamento da nova fase não trará mudanças imediatas, já que este semestre 2021.2 foi organizado com todas as aulas práticas possíveis de ocorrerem no câmpus, considerando carga horária docente, turmas pendentes e ocupação dos laboratórios. Segundo a diretora Jane Parisenti, todas estas atividades que precisavam ser presenciais já estavam sendo atendidas dentro do percentual de 30% da comunidade acadêmica previsto na fase 2. 

Na fase 3, este percentual passaria para 50%. “No entanto, em relação às aulas teóricas, a maioria dos servidores estudantes se manifestou favorável à manutenção do formato não-presencial até o fechamento do semestre”, completa.

Além das aulas práticas, funcionam no câmpus atividades de pesquisa, biblioteca para devolução e empréstimos, e laboratórios de informática para alunos que estejam com dificuldade de acompanhar as Atividades Não-Presenciais (ANPs). Para os estudantes que precisam entrar em contato com alguma coordenação, a orientação permanece a mesma: que busque contato de forma remota, por e-mail ou whatsapp (confira aqui a relação de contatos).

Para o acionamento, o plano de contingenciamento local foi atualizado seguindo a resolução nº 44 do Conselho Superior do IFSC (Consup) com alterações no PSS. Entre elas, está a dispensa de medição de temperatura na entrada do câmpus, dispensa do uso do formulário de check-list, redução do distanciamento mínimo de 1,5m para 1m em alguns espaços, exclusão da necessidade de tapete sanitizante.

Além da atualização do plano, o câmpus precisou atender os seguintes requisitos para acionar a fase 3: (1) verificação de Risco Potencial Alto por pelo menos 21 dias consecutivos na região de saúde em que se encontra o câmpus (com base no mapa de risco divulgado pelo Governo de Santa Catarina) ou conclusão do cronograma vacinal dos profissionais da educação em Santa Catarina; (2) dimensionamento do número de servidores e setores que necessitam trabalhar presencialmente para acionamento da fase; (3) mapeamento de espaços a serem utilizados, de horários e fluxos de atividades para acionamento da Fase 3; (4) análise dos relatórios de acompanhamento da implantação da Fase 2; e (5) autorização do Consup para acionamento da Fase 3, a partir de relatório do Comitê Técnico-Científico (CTC). Veja os detalhes de cada fase.

Pesquisa sobre retorno

Segundo o relatório de acompanhamento do retorno parcial das atividades no Câmpus Florianópolis-Continente, estiveram por dia no câmpus cerca de 90 estudantes em aula presencial, 37 servidores e 12 colaboradores terceirizados. 

O câmpus realizou ainda uma pesquisa com servidores e estudantes. Responderam 120 estudantes, 24 docentes e 17 técnicos-administrativos. Entre os docentes, 87% disseram ser favoráveis ao acionamento da fase 3, entre TAEs, 82%, e entre estudantes, 73% foram favoráveis. Na pesquisa, os grupos explicitaram a vontade que o planejamento do semestre 2021.2 fosse mantido. Muitos estudantes destacaram ainda estarem adaptados às aulas ANP.

Calendário acadêmico e ofertas para 2022

Na reunião, o colegiado do câmpus também fez deliberações a respeito do próximo ano letivo. Foi aprovado o calendário acadêmico 2022 - conforme resoluções do Conselho Superior do IFSC e após reuniões do Departamento de Ensino do câmpus com os servidores. Clique aqui para conferir.

O colegiado aprovou ainda a oferta de cursos para 2022. Entre os cursos técnicos, estão os de Restaurante e Bar (matutino), Eventos (matutino), Panificação (matutino), Guia de Turismo Nacional e América do Sul (noturno) e Cozinha (com duas turmas - vespertino e noturno). São três cursos superiores -  Gestão de Turismo (noturno), Gastronomia (matutino), Hotelaria (matutino) - além do curso Proeja de Panificação (noturno). 

Já entre os cursos de qualificação profissional (FICs), serão ofertados Inglês na recepção hoteleira - Módulo 1, Inglês (módulos 2, 3, 4, 5, 6, 7), Espanhol (módulos 1, 2 3, 5, 6 e conversação), Educação Ambiental Crítico-Transformadora no Contexto Escolar, Manipulador de Alimentos, sendo que estes dois últimos cursos serão no formato de educação a distância.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod01

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.