O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

[Blog do IFSC] Entendendo o racismo

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 24 nov 2021 06:52 Data de Atualização: 24 nov 2021 06:59

Segundo o IBGE, 56,1% dos brasileiros se declaram negros ou pardos. Apesar de serem a maioria da população, são a minoria ocupando cargos de decisão (29,9%), cargos políticos (24,4%) e pouco são representados em propagandas ou tramas televisivas, nas quais são personagens estereotipados e que geralmente moram nas periferias. Ao acompanhar o noticiário é possível perceber que a maioria dos casos de violência e mortes envolvem a população negra. Uma pessoa preta ou parda tem 2,7 vezes mais chances de ser vítima de homicídio intencional do que uma pessoa branca. Mas por que isso acontece? Por que é preciso explicar o racismo? 

O post do Blog do IFSC desta semana trata deste assunto. O coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Câmpus Gaspar, Luiz Herculano de Sousa Guilherme, e o coordenador do Neabi do Câmpus Canoinhas, Cícero Santiago de Oliveira, explicam o que é racismo. Veja também o material da campanha “IFSC contra o preconceito”, promovida pelos Neabis do IFSC e pelo Comitê de Direitos Humanos do instituto neste mês.

Acesse o post sobre racismo no Blog do IFSC

Sobre o blog

Blog do IFSC é um canal que trata de conteúdos relevantes de maneira leve e descontraída. É possível se cadastrar para receber os posts por e-mail, deixando seu endereço de e-mail neste link aqui.

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.