Colegiado do Câmpus São José autoriza acionamento da fase 3 da PSS a partir de 6/12

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 29 nov 2021 11:05 Data de Atualização: 30 nov 2021 13:43

O Colegiado do Câmpus São José decidiu autorizar o acionamento da fase 3 da Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC no câmpus a partir da próxima segunda-feira, 6 de dezembro. Com isso, voltarão a ser oferecidas presencialmente todas as unidades curriculares (“disciplinas”) práticas e algumas unidades curriculares teóricas adjacentes (que ocorrem em horários que antecedem ou sucedem as aulas práticas). O Colegiado também autorizou o acionamento da fase 4 da PSS no câmpus a partir de 7 de fevereiro de 2022.

Por decisão do colegiado, os estudantes terão acesso às atividades não presenciais (ANP) até o fim do semestre letivo 2021-2 (que termina em 18 de março de 2022). O câmpus continua disponibilizando laboratórios de informática para que os estudantes que não possuem os recursos tecnológicos adequados realizem as ANP.

A partir do semestre 2022-1 (que começa em 4 de abril de 2022), as ANP só serão oferecidas para estudantes nos grupos de risco definidos na PSS (grávidas, pessoas com comorbidades e aqueles que não concluíram ainda o ciclo vacinal). Os demais alunos devem retornar às aulas presencialmente.

Os estudantes que frequentarem presencialmente o câmpus não precisarão apresentar comprovante de vacinação, mas devem seguir os protocolos definidos na PSS, incluindo o uso de máscara durante todo o tempo em que estiverem nas instalações do IFSC.

Durante a fase 3 da PSS, os professores estarão no câmpus para ministrar as aulas práticas e as teóricas adjacentes, conforme avaliação das coordenadorias de curso, além de poderem realizar atendimento paralelo presencial. A ideia é aproveitar a presença dos estudantes no câmpus e oferecer mais aulas presenciais, sem extrapolar o limite de 50% da capacidade operacional total, conforme determina a PSS para a fase 3.  “Como os alunos estarão no câmpus para aulas práticas, eles já podem assistir na sequência a aula teórica que ocorrer no horário seguinte”, explica o diretor-geral do câmpus e presidente do colegiado, Tiago Semprebom.

Já os técnicos administrativos vão atuar presencialmente em regime de escalas, conforme organização das chefias. “Todos os setores voltam a funcionar presencialmente em alguma medida”, diz Tiago.

As atividades administrativas presenciais na fase 3 serão apenas para atendimento aos estudantes. O atendimento presencial ao público externo vai ocorrer apenas quando for deflagrada a fase 4, a partir de 7 de fevereiro de 2022.

Saiba mais

Os estudantes receberão das coordenadorias de curso informações sobre o retorno das disciplinas. Em caso de dúvidas, os alunos podem entrar em contato com as coordenadorias pelo contatos disponíveis no site do câmpus.

Confira orientações para os estudantes que frequentarem presencialmente o Câmpus São José na cartilha elaborada pela Direção Geral do câmpus.

Para mais informações, acesse a Política de Segurança Sanitária do IFSC.

INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO JOSÉ