O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto do Câmpus São José lança aplicativo para imigrantes haitianos

EXTENSÃO Data de Publicação: 13 dez 2021 10:34 Data de Atualização: 13 dez 2021 10:36

O projeto de extensão” Atualização do material bilíngue para atendimento de imigrantes haitianos nos serviços públicos no município de São José - 2021” está encerrando suas atividades e tem como última ação o lançamento do produto final, o aplicativo APP Materyèl bileng pou (“APP Material Bilíngue”, em português). O evento ocorre na próxima quarta, 15 de dezembro, às 14h30, pelo canal do Câmpus São José no YouTube.
 


A produção do material bilíngue começou em 2019, em outro projeto de extensão, que teve como objetivo elaborar material em português e em crioulo haitiano para ser utilizado em programas de saúde da família, ajudando no acesso dos imigrantes haitianos aos serviços de saúde. Por meio de parcerias com a secretaria de saúde e com os centros de referência de assistência social (CRAS) de São José, a equipe do projeto buscou compreender quem são esses imigrantes e quais serviços de saúde procuram para elaborar um material direcionado às demandas dos imigrantes haitianos.
 

Em parceria com os profissionais dos postos de saúde e da assistência social de São José, a equipe responsável pelo projeto identificou quais expressões, doenças, sintomas e prescrições médicas são mais frequentes, elegendo as que foram traduzidas. Dentro do período da pesquisa, foi elaborado material para áreas distintas no atendimento médico: métodos contraceptivos, amamentação, introdução alimentar, violência doméstica, pós-parto, vacinação, emergência e atendimento do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), além da tradução dos documentos para as consultas e confecção do cartão nacional de saúde. Com o auxílio da bolsista Luana Cristina Farias, foi produzido material gráfico para impressão e meio digital. 

 

O material impresso tem ilustrações, vocábulos e pequenas frases nos dois idiomas, para ser distribuído nas unidades básicas de saúde do de São José e hospitais da cidade. O material digital tem o mesmo conteúdo do material impresso, mas tem como objetivo atender os próprios imigrantes haitianos, uma vez que este conteúdo poderá ser divulgado via redes sociais e meios de comunicação como o whatsapp. Para a tradução, foi contratada uma intérprete com fluência nas duas línguas.

 

A partir do dia 15, o material digital atualizado vai ficar disponível também no aplicativo, desenvolvido pelo estudante Jean Mota Caitano dos Reis. 


O material em formato PDF está disponível na Wiki do Câmpus São José, é de livre acesso, utilização e reprodução desde que seu formato e os créditos de elaboração sejam mantidos. Mais informações podem ser obtidas com as coordenadoras, Ana Paula Pruner (ana.pruner@ifsc.edu.br) e Sandra Fachinello (sandra.fachinello@ifsc.edu.br)

EXTENSÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.