Obra "O Povo Laklânõ e os Outros” recebe Prêmio Elisabete Anderle

CÂMPUS CAÇADOR Data de Publicação: 23 dez 2021 11:55 Data de Atualização: 23 dez 2021 12:01

A obra "O Povo Laklânõ e os Outros”, escrita pelo professor e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Câmpus Caçador Ricardo de Campos e pelo professor e pesquisador Namblá Gakran (in memorian), foi selecionada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. O projeto foi inscrito na categoria Artes Populares - Prêmio Culturas dos Povos Indígenas, e receberá o valor de R$ 20 mil reais.

O valor será utilizado para subsidiar a publicação do livro, que será distribuído gratuitamente nas escolas da Tribo Indígena Ibirama, localizada na região do Alto Vale do Itajaí, e da Tribo Indígena de Rio dos Pardos, em Porto União. Os exemplares serão doados também às escolas municipais e estaduais da rede pública dos municípios de Vitor Meireles, José Boiteux, Itaiópolis, Doutor Pedrinho e Porto União.

O professor Ricardo explica que o objetivo do projeto é difundir a história, as tradições e a cultura do povo Xokleng/Laklãnõ entre os alunos das três escolas indígenas, 42 escolas municipais e 20 escolas estaduais. Contemplando os cerca de 60 alunos das comunidades indígenas, 8.908 alunos do Ensino Fundamental e 3.323 alunos do Ensino Médio da rede pública.

Saiba mais sobre o livro

Romance histórico escrito pelos professores Namblá Gakran (in memoriam) e Ricardo de Campos, o livro conta a história de uma família indígena da etnia Xokleng/Laklãnõ, mais especificamente da jovem índia Kóziklã, em terras catarinenses no início do século XX. O livro foca a vida da jovem Kóziklã, retratando as tradições, costumes e crenças desse povo, bem como os primeiros contatos com os colonizadores europeus, a terrível perseguição empregada pelos bugreiros e a suposta pacificação organizada pelos agentes do Serviço de Proteção ao Índio. Uma obra que faz o leitor mergulhar no universo dos antigos índios Xokleng e conhecer melhor uma parte da história catarinense que, por muito tempo, foi ocultada das narrativas oficiais.

Sobre o prêmio

O prêmio Elisabete Anderle é uma iniciativa para o fomento da cultura em Santa Catarina. Em 2021, teve o valor de R$ 5,6 milhões distribuído a 215 projetos divididos em três editais: Patrimônio e Paisagem Cultural, Artes e Artes Populares. Os prêmios foram divididos entre as seis mesorregiões de Santa Catarina.

CÂMPUS CAÇADOR