O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aprovados! Estudantes do Câmpus Chapecó comemoram entrada em universidades

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 25 fev 2022 15:43 Data de Atualização: 29 mar 2022 16:37

O ano de 2022 mal começou e com ele já estão chegando os resultados de vestibulares, do Enem e do Sisu, processos seletivos realizados nos últimos meses para a conquista de uma vaga na universidade. E, em meio a essas divulgações, também estão os estudantes do Câmpus Chapecó do IFSC, que terminaram o ensino médio e sonham em continuar os estudos em um curso superior.

Encontramos aprovações dos alunos do Câmpus Chapecó em diversas universidades, como Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Ilum/Escola de Ciência, e também em graduações do próprio IFSC.

Especificamente na UFSC foram quatro aprovações, sendo uma delas do estudante Lucas José Lunelli Vital. Ele foi aprovado em Medicina, tanto na UFSC, como na UFFS em Passo Fundo. “Decidi que queria Medicina, e a partir daí foi uma provação, um trabalho longo e cansativo. Nunca pensei que tinha capacidade para conseguir, mas aceitei o desafio e encarei a realidade. A partir daí comecei a conciliar o Ensino Médio com o Vestibular, o que era duro, mas deu muito certo”, conta Lucas.

O estudante - agora de Medicina - conta um pouco dessa trajetória, que acredita ser um processo muito maior de paciência e resiliência do que de ser um gênio nos estudos. “A gente sempre acredita que para passar no vestibular tem que ser um gênio, o aluno nota 10. Fui longe, mas muito longe, de um aluno nota 10 ou de um aluno exemplar. Não precisa ser nenhum gênio, mas com paciência e resiliência e sabendo aproveitar as oportunidades, os professores, os materiais disponíveis e tendo muito foco, é possível chegar aonde quiser”, acredita.

Sobre a contribuição do IFSC, Lucas relata que a instituição lhe apresentou uma bagagem grande para encarar o vestibular. “Por mais que seja uma instituição pública, a assistência aos alunos ao vestibular é um grande diferencial do IF. Com todos os professores, sempre recebi ajuda com as questões, e sempre fui incentivado a buscar e querer mais, o que com certeza me ajudou a chegar até aqui. Além disso, hoje o Enem e vestibulares adoram e cobram cada vez mais conteúdos diferenciais, as Oficinas de Integração trouxeram uma bagagem extra que fez a total diferença, algo que só o IFSC proporciona”, relata.    

Mais aprovações

O estudante Shaian J. Anghinoni, ex-aluno do curso técnico Integrado em Informática do IFSC, foi aprovado para o curso de Bacharel em Ciência e Tecnologia da Ilum/Escola de Ciência. “O IFSC teve um papel fundamental na minha vida, todos os docentes e amigos que fiz nessa trajetória foram e sempre serão importantes. Sou grato a todos que fizeram parte da minha trajetória nessa Instituição”, relata.

Já o estudante Bernardo Ribeiro Böhm foi aprovado em Medicina em três universidades: Unochapecó, UFPel e UFFS. Esta última já foi a escolhida para cursar. “Quando entrei para o IFSC eu ainda não tinha certeza sobre "o que queria ser quando crescesse", e o Instituto foi muito importante pelo fato de dar aos alunos e alunas uma formação bem ampla em relação aos conteúdos - você aprende de tudo, desde os componentes mais conhecidos do ensino médio até os mais "diferentões" que não estão presentes na maioria das escolas, como Oficina de Integração, Economia Solidária e as matérias específicas do ensino técnico”, relata.

Além disso, para Bernardo, o processo de iniciação acadêmica foi um grande diferencial. “Elaborarmos artigos e trabalhos com bases científicas. Isso sem falar das oportunidades de realizarmos pesquisas, monitorias e projetos que o IFSC proporciona.”

Outros dois estudantes foram aprovados para o mesmo curso, da mesma universidade: História, na UFFS. Eduarda Sachet Lanzarin comenta que o “o IFSC foi crucial nisso tudo, apesar dos altos e baixos, a instituição te prepara muito mais para tudo isso”. 

Pedro Ambrosi Giachini, que vai estudar no mesmo curso de Eduarda, comenta que o IFSC apresentou diversas oportunidades para seu desenvolvimento pessoal. “Através da participação na Rádio C, nos eventos promovidos e também no movimento estudantil. Ter um ensino qualificado foi a base para que eu alcançasse o objetivo de ser aprovado na universidade. Foi vivendo o IFSC que decidi me tornar professor, inspirado por ter como exemplo professores que foram grandes exemplos de educadores, pelos quais tenho muita admiração”, finaliza.

Também foram aprovados: Laura Tereza, em CIência da Informação da UFSC; Eduardo Bordignon Ferrari em Fisioterapia na UFSC; Lívia Maria Alves em Engenharia Ambiental, na UFFS. 

Aprovação no IFSC

Outro aluno do ensino médio integrado do próprio Câmpus Chapecó, Lucas Jandrey, continuará estudando na unidade, agora no curso de Engenharia de Controle e Automação.

"Desde que comecei o ensino médio junto ao técnico em informática, gostava de matemática, de programação, de Engenharia. Também já sabia que o IFSC tem um ótimo ensino, ótimos professores, e meus pais me apoiaram muito para entrar no ensino médio e agora para entrar na graduação", conta Lucas Jandrey.

O que são cursos técnicos integrados ou ensino médio técnico?

O IFSC oferta o ensino médio técnico ou técnico integrado. Ou seja, o estudante cursa o ensino médio junto com um curso técnico. No caso do Câmpus Chapecó, é ofertado o técnico integrado em Informática. Para ingressar, é preciso ter o ensino fundamental completo. O ingresso é semestral e a duração do curso é de oito semestres. Como o IFSC é uma instituição pública, da rede federal de ensino, não há mensalidade no curso.

Quer contar sua história?

É estudante do Câmpus Chapecó do IFSC e também foi aprovado para alguma universidade? Conte sua história para a gente, envie um e-mail: jornalismo.oeste@ifsc.edu.br ou nos chame no Instagram (@ifscchapeco).

 

INSTITUCIONAL CÂMPUS CHAPECÓ NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.