Câmpus Garopaba e Jaraguá do Sul – Centro promovem a 1ª Jornada Microbiológica

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 09 mar 2022 15:40 Data de Atualização: 09 mar 2022 16:16

Produção de bebidas e alimentos, indústria do petróleo, algas e até na obtenção de antibióticos. A aplicação da microbiologia em diversas áreas será tema da 1ª Jornada Microbiológica, evento on-line que será realizado nos dias 15 e 16 de março, com transmissão pelo canal do Câmpus Garopaba no Youtube.

O evento é promovido pelos câmpus Garopaba e Jaraguá do Sul – Centro. Segundo a organizadora do evento, professora Jaciara Zarpellon Mazo, “a motivação foi proporcionar aos alunos novos conhecimentos nas diferentes áreas da microbiologia, pois envolve a área médica, agrícola, ambiental, industrial e de alimentos. Entendemos também que um evento seria um bom momento de integração entre os alunos dos câmpus e de maior aproximação com as aplicações dos microrganismos”.

As palestras são destinadas aos alunos do Câmpus Garopaba (curso técnico em Biotecnologia, curso técnico em Controle Ambiental e o curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental) e os alunos do curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul – Centro. Estudantes dos demais cursos do IFSC e interessados em geral também podem acompanhar a programação e interagir pelo chat do Youtube.

Confira a programação:

15 de março

14h – Vinho ou vinagre? Quando entender de química e de microbiologia faz toda a diferença no que se tem dentro da garrafa (professora mestre Mariana de Vasconcellos Dullius – IFSC Câmpus Urupema)

15h30 – Aplicações de microrganismos na indústria do petróleo, com ênfase na biorremediação de contaminantes (doutora Bruna Porto – Águas Claras Engenharia)

17h – A Microbiologia no processamento de alimentos (professora doutora Thais Baú – IFSC Câmpus São Miguel do Oeste)

16 de março

14h – Uso de microrganismos na obtenção de antibióticos (professora doutora Rosane Schenkel de Aquino (IFSC Câmpus Lages)

15h30 – Florações de algas: importância e impactos ambientais (professor doutor Mathias Alberto Schramm (IFSC Câmpus Itajaí)

17h – Microbiologia do solo e sua relação com a agricultura e o ambiente (professor doutor Marcos Roberto Dobler Stroschein (IFSC Câmpus Urupema)

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO CÂMPUS GAROPABA NEWS