IFSC de Jaraguá disponibiliza manual antiplágio

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 10 mar 2022 14:29 Data de Atualização: 10 mar 2022 15:59

O Grupo de Trabalho que discute plágio em trabalhos acadêmicos no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro disponibilizou nesta semana, no site do câmpus, o Manual Antiplágio, criado com o objetivo de conscientizar estudantes e servidores a respeito do que é considerado plágio e como evitar que ele seja cometido. O documento explica, por meio de exemplos, os tipos de plágio e as maneiras corretas de citação de textos e fontes. O documento está disponível na área “Documentos Úteis”, dentro do menu “Estudantes”.

Além do Manual Antiplágio, o Câmpus Jaraguá do Sul-Centro conta com uma resolução aprovada no Colegiado do câmpus em 2021 que regulamenta as medidas que devem ser tomadas quando forem identificados plágios. Em trabalhos acadêmicos regulares, por exemplo, será atribuído conceito de “Insuficiente” e o professor poderá definir a forma de recuperação do trabalho. Se houver reincidência, porém, o estudante pode receber advertência escrita.

Caso o plágio ocorra em trabalhos finais de curso – como relatórios, monografias, TCC e demais produções que estiverem relacionadas no PPC do curso –, o estudante poderá não ser encaminhado à banca de defesa. Além disso, no momento de entrega do trabalho final de curso, o aluno deve assinar um termo de compromisso no qual confirma a inexistência de qualquer forma de plágio na produção textual, material ou imagética apresentada (disponível no Anexo I da resolução).

Nas situações de plágio que envolvam estudantes adolescentes – como nos cursos de ensino médio técnico –, a Coordenadoria Pedagógica entrará em contato com os pais ou responsáveis pelos alunos envolvidos.

Para mais informações, acesse os seguintes documentos:
- Manual Antiplágio do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro
- Resolução 17/2021 do Colegiado do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro