Câmpus Canoinhas atualiza Plano de Contingência e uso de máscara passa a ser recomendado

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 04 mai 2022 16:05 Data de Atualização: 04 mai 2022 16:14

O Colegiado do Câmpus Canoinhas publicou nesta quarta-feira (4) uma nova atualização do Plano de Contingência, em que o uso de máscara nas dependências do câmpus passou de obrigatório para recomendado. A Resolução nº 21/2022 foi aprovada ad referendum e já está em vigor. A medida levou em consideração a Resolução nº 18/2022 do Conselho Superior (Consup) do IFSC, baseada nas recomendações do relatório de abril do Comitê Técnico-Científico do IFSC (CTC).

Entretanto, a não obrigatoriedade não significa a dispensa no uso de máscara. Em seu relatório, o CTC segue recomendando o uso do equipamento de segurança por toda a comunidade do IFSC (alunos, servidores, trabalhadores terceirizados e prestadores de serviço) e por todas as demais pessoas que venham a circular nos espaços institucionais.

A recomendação pelo uso facultativo da máscara é válida enquanto o número de casos registrados de Covid-19 nos últimos 14 dias estiver abaixo de 150 a cada 100 mil habitantes no município. Com uma população estimada em 54.558 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a faixa limite para Canoinhas é de 81 casos. Em caso de mudança de cenário, o uso de máscaras volta a ser obrigatório.

Conforme os dados dos boletins epidemiológicos do novo coronavírus, divulgados pelo Governo de Santa Catarina, Canoinhas registrou 17 novos casos de Covid-19 entre 20 de abril e 3 de maio, o que permite a flexibilização do uso da máscara.

Comprovação da vacinação é obrigatória

A comprovação de vacinação contra a Covid-19 permanece obrigatória para alunos e servidores do IFSC, salvo em casos de contraindicação médica. Os estudantes nessa situação podem continuar com atividades não presenciais, ou, caso desejem voltar ao presencial, devem assinar termo de ciência de riscos.

A Portaria 1.178, publicada em 27 de abril, atualizou as regras de comprovação da vacinação dos estudantes do IFSC. A apresentação periódica de testes negativos para a Covid-19 por aqueles que não se vacinaram (sem ter contraindicação médica) deixa de ser obrigatória. Esses estudantes não terão o acesso aos câmpus impedido, mas serão submetidos às normas do Regulamento Didático-Pedagógico e dos regulamentos locais.

-> Para mais informações sobre a situação da pandemia no IFSC, acesse a página da Covid-19.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS NEWS